informação como mercadoria: reflexões sobre os direitos humanos e a cultura da mídia

Autores

  • Fábio Souza de Cruz Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
  • Marcelo Oliveira de Moura Professor na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.51289

Palavras-chave:

mídia, direitos humanos, globalização neoliberal.

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre algumas problemáticas envolvendo a mídia tradicional e a questão dos Direitos Humanos na atualidade. Adotando uma postura crítica, histórica e dialética, faz uma intersecção entre os veículos de comunicação de massa tradicionais e os Direitos Humanos, com o propósito de problematizar questões sobre ambos e apontar possíveis saídas. Para tanto, dentre outros autores, utilizamos os pressupostos desenvolvidos por Roland Barthes (1971), Joaquín Herrera Flores (2005) e Douglas Kellner (2001). Salientamos que não pretendemos generalizar resultados a partir de uma pesquisa bibliográfica, mas, sim, detectar tendências e vislumbrar possibilidades com base em uma amostra significativa de dados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Souza de Cruz, Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social e do curso de graduação em Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Pós-doutorado em Direitos Humanos, Mídia e Movimentos Sociais (Sevilha/Espanha). fabiosouzadacruz@gmail.com
  • Marcelo Oliveira de Moura, Professor na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
    Doutorando em “Derechos Humanos y Desarrollo” (UPO/Sevilha). Professor na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e Coordenador do Programa de Estudos de Direito Constitucional e Direitos Humanos do Curso de Direito da UCPEL. mardmoura@hotmail.com

Downloads

Publicado

2012-08-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CRUZ, Fábio Souza de; MOURA, Marcelo Oliveira de. informação como mercadoria: reflexões sobre os direitos humanos e a cultura da mídia. RuMoRes, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 44–68, 2012. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.51289. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51289.. Acesso em: 21 dez. 2024.