As significações da produção da fotografia em sites de redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58937Palavras-chave:
Fotografia, identidade, site de redes sociais, imagem.Resumo
O trabalho aborda a imagem do sujeito construída por meio da fotografia como matéria prima da “realidade” no espaço virtual. Desse modo, busca-se compreender que significações e utilizações surgidas na manipulação e/ou apropriação do retrato fotográfico atuam na composição do perfil de usuários de sites de redes sociais. Para isso foi realizada uma observação participante acompanhada pela aplicação de 217 questionários (com questões abertas) respondidos por usuários de diversos sites de redes sociais (Orkut, Facebook, Plurk, Twitter e Flickr). Observou-se sentidos distintos para o uso da fotografia que envolvem não apenas a identificação do sujeito no sistema (intimamente ligada à noção de realidade), como a busca pela reconstrução de si a fim de agregar valores sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.