Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000100002Palavras-chave:
Idosos, desempenho cognitivo, MEEM, nível educacionalResumo
CONTEXTO: Baixo nível educacional é comum na população idosa brasileira e isso pode afetar a avaliação cognitiva pelos métodos usuais. OBJETIVO: Avaliar o impacto do nível educacional e da idade no desempenho no MEEM em idosos residentes na comunidade. MÉTODOS: Visitas domiciliares foram realizadas, entre agosto de 2001 e junho de 2002, numa comunidade de Belo Horizonte. Nessas visitas, o MEEM foi aplicado a indivíduos com idade acima de 65 anos. RESULTADOS: Foram examinados 176 indivíduos. A idade variou de 65 a 97 anos (mediana = 71 anos). O nível educacional variou do analfabetismo a 13 anos de escolaridade (mediana = 3 anos); a pontuação no MEEM variou de 1 a 30 (mediana = 23 pontos). Tanto a idade quanto o nível educacional produziram influência estatisticamente significante na pontuação no MEEM (p < 0,001 e p < 0,0001, respectivamente). CONCLUSÃO: Em idosos com baixo nível educacional, quanto maior a escolaridade do indivíduo, melhor é o seu desempenho no MEEM. Ao mesmo tempo, quanto maior a sua idade, pior é a sua pontuação no MEEM.Downloads
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Publicado
2007-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade . (2007). Archives of Clinical Psychiatry, 34(1), 13-17. https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000100002