A reabilitação psicossocial na atenção aos transtornos associados ao consumo de álcool e outras drogas: uma estratégia possível?

Autores

  • Paula Hayasi Pinho Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Márcia Aparecida de Oliveira USP; Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica
  • Marilia Mastrocolla de Almeida USP; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-60832008000700017

Palavras-chave:

Reabilitação psicossocial, álcool, drogas

Resumo

CONTEXTO: O consumo de álcool e drogas constitui-se em uma problemática mundial. A exclusão e a ausência de políticas específicas que marcaram a saúde pública brasileira demonstram a necessidade de reversão dos modelos assistenciais para contemplar as reais necessidades dos usuários que apresentam transtornos decorrentes do consumo de álcool e drogas. O desafio de formular uma política específica de prevenção, tratamento e reabilitação numa lógica que permita a singularidade e a reinserção social dos indivíduos tem sido tema dos diversos estudos nessa área. OBJETIVOS: Identificar a utilização e compreensão do conceito da reabilitação psicossocial na atenção aos problemas associados ao consumo de álcool e drogas. MÉTODOS: Revisão bibliográfica do banco de dados MEDLINE, de 1997 a 2007, sobre a reabilitação psicossocial no campo da atenção aos transtornos decorrentes do consumo de álcool e outras drogas. RESULTADOS: Foram selecionados dez artigos que apresentavam similaridade com o tema. CONCLUSÕES: Encontramos os termos "suporte social" e "apoio social", que fazem referência à importância da rede social na recuperação do usuário de álcool e outras drogas, assim como a reabilitação psicossocial determina a importância da rede social do indivíduo como um de seus eixos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Revisões da Literatura

Como Citar

A reabilitação psicossocial na atenção aos transtornos associados ao consumo de álcool e outras drogas: uma estratégia possível? . (2008). Archives of Clinical Psychiatry, 35(supl.1), 82-88. https://doi.org/10.1590/S0101-60832008000700017