Perfil psicológico e comportamental de agressores sexuais de crianças

Autores

  • Antonio de Pádua Serafim Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Hospital das Clínicas; Instituto de Psiquiatria, Núcleo de Psiquiatria e Psicologia Forense (Nufor)
  • Fabiana Saffi Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Hospital das Clínicas; Instituto de Psiquiatria, Núcleo de Psiquiatria e Psicologia Forense (Nufor)
  • Sérgio Paulo Rigonatti Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Hospital das Clínicas; Instituto de Psiquiatria, Núcleo de Psiquiatria e Psicologia Forense (Nufor)
  • Ilana Casoy Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Hospital das Clínicas; Instituto de Psiquiatria, Núcleo de Psiquiatria e Psicologia Forense (Nufor)
  • Daniel Martins de Barros Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Hospital das Clínicas; Instituto de Psiquiatria, Núcleo de Psiquiatria e Psicologia Forense (Nufor)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-60832009000300004

Palavras-chave:

Abuso sexual, perfil psicológico, violência sexual, ciências forenses

Resumo

CONTEXTO: A prática de abuso sexual contra crianças é um fenômeno universal. Ela ocorre em todos os tempos e lugares e atinge todas as classes socioeconômicas. Enquanto a maioria dos estudos investiga as vítimas, os poucos estudos sobre agressores se concentram principalmente em dados demográficos. OBJETIVO: Apresentar revisão da literatura quanto à classificação de molestadores sexuais de crianças, de acordo com o perfil psicológico e comportamental. MÉTODOS: Revisão da literatura e discussão do material utilizado. RESULTADOS: Apresentação das principais classificações dos criminosos sexuais contra crianças, identificando as tipologias mais utilizadas com suas possíveis contribuições à psiquiatria e à psicologia forense. CONCLUSÃO: A utilização do perfil psicológico em crimes sexuais é de fundamental relevância no contexto médico-legal, mas ainda carece de bases científicas mais sólidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Revisões da Literatura

Como Citar

Perfil psicológico e comportamental de agressores sexuais de crianças . (2009). Archives of Clinical Psychiatry, 36(3), 101-111. https://doi.org/10.1590/S0101-60832009000300004