O modelo biopsicosocial na reabilitação por gameterapia na paralisia cerebral: revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v30i2a200298

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Modalidades de Fisioterapia, Terapia de Exposição à Realidade Virtual

Resumo

Objetivo: Investigar os efeitos das intervenções com uso de Realidade Virtual (RV) para crianças com Paralisia Cerebral (PC) baseando-se na estrutura da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade de Saúde (CIF). Método: Trata-se de revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados, realizada em julho de 2022. Foram investigadas intervenções relacionadas a fisioterapia associada aos jogos de RV para crianças com PC, idade de 6 a 12 anos nas bases de dados: PubMed, Cochrane, MedLine e PEDro. A qualidade metodológica foi avaliada pela Escala PEDro. Foram incluídos 9 estudos envolvendo total de 310 participantes, destes, 5 estavam inseridos em estrutura e funções do corpo, 9 artigos em atividade e nenhum estudo investigaram o componente participação ou fatores contextuais, sendo que alguns foram incluídos em mais do que um componente da CIF. Resultados: A função manual e o equilíbrio corporal foram os desfechos mais avaliados. Como limitação, destaca-se o pequeno número de estudos e a falta de dados sobre os componentes de participação e fatores contextuais. O ponto forte do estudo foi associar a CIF a uma categoria de reabilitação fisioterapêutica para esta população. Conclusão: Pesquisas experimentais recentes relacionadas ao uso da RV na fisioterapia de crianças com PC estão em sua maioria direcionadas ao componente de atividade da CIF. Mais estudos são necessários a fim de investigar se o aprendizado no ambiente terapêutico é transferido no contexto de vida desses indivíduos e se há impacto na participação e funcionalidade. Número de registro na Prospero: CRD42021260011.

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Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Cabrera NR de O, Silva JKM da, Pellizzari CC de A, Valenciano PJ. O modelo biopsicosocial na reabilitação por gameterapia na paralisia cerebral: revisão sistemática. Acta Fisiátr. [Internet]. 30º de junho de 2023 [citado 12º de maio de 2024];30(2):136-42. Disponível em: https://revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/200298