O PAPEL DA EDUCAÇÃO SANITÁRIA NA PROFILAXIA DO TRACOMA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v7i2p247-256Abstract
1 - Os autores acham que um programa de educação sanitária, nos trabalhos de combate ao tracoma, deve compreender duas etapas: a primeira, imediata e intensiva, dirigida especificamente, contra o tracoma, e a segunda, geral, contínua e de longo alcance.2 A etapa inicial deve consistir, básicamente, em: a) ministrar à população conhecimentos sôbre a doença; b) convencer as famílias a se submeterem a exame e a tratamento, se necessário; c) obter a participação ativa das escolas. 3 - Na segunda etapa devem ser usadas as modernas técnicas de educação, visando obter a participação popular no solucionamento de seus problemas, destacando-se, dentre elas, a organização de grupos e de comunidades. 4 - Considerando a complexidade da segunda etapa, que se utiliza de técnicas de comprovado valor na mudança de hábitos ou de comportamento, é recomendável que ela só seja iniciada se for possível contar com pessoal especializado.Downloads
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Pubblicato
1953-12-01
Fascicolo
Sezione
Não Definida
Come citare
Moraes, N. L. de A., Silva, O. J. da, Camargo, J. de A., & Freire, J. P. (1953). O PAPEL DA EDUCAÇÃO SANITÁRIA NA PROFILAXIA DO TRACOMA. Arquivos Da Faculdade De Higiene E Saúde Pública Da Universidade De São Paulo, 7(2), 247-256. https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v7i2p247-256