TESTE PRÉVIO EM EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Autori

  • Ruth Sandoval Marcondes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v18i1-2p75-84

Abstract

O estudo descrito neste trabalho ilustra a avaliação realizada para identificar barreiras à comunicação eficiente, geralmente referida como teste prévio, de um impresso sôbre tétano (no caso um "folder"). Os resultados evidenciaram que, embora termos e ilustrações estivessem claros, o impresso fracassou na transmissão de informações sôbre etiologia, contágio e tratamento do tétano. Entretanto, foi bem sucedido quanto à mensagem sôbre a necessidade da vacinação, porquanto a quase totalidade das pessoas entrevistadas expressou desejo de procurá-la. Dúvidas foram levantadas quanto à influência de conhecimentos existentes antes da leitura do impresso sôbre as respostas ao questionário e às vantagens da realização de teste prévio quando o material é elaborado por quem realmente conheça os vários aspectos que um trabalho dêsse tipo deve enfocar.

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Biografia autore

  • Ruth Sandoval Marcondes
    Professor Assistente, responsável pela Disciplina de Educa<:ão Sanitária

Pubblicato

1964-12-01

Fascicolo

Sezione

Não Definida

Come citare

Marcondes, R. S. (1964). TESTE PRÉVIO EM EDUCAÇÃO SANITÁRIA. Arquivos Da Faculdade De Higiene E Saúde Pública Da Universidade De São Paulo, 18(1-2), 75-84. https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v18i1-2p75-84