Os avanços e os obstáculos da aplicação da Lei nº 10.639/03 na educação brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.i45pe219447

Palabras clave:

Lei  10.639/03, Educação, África, Arte, Cultura

Resumen

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo compreender a arte e cultura do Continente Africano e possíveis aproximações com a Lei N°10.639/03, lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "História e Cultura Afro-Brasileira" nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. Nosso intuito é enriquecer e disseminar uma arte e cultura decolonial para além das relações étnico-raciais, de modo a ressignificar elementos da cultura africana na educação do Brasil. A pesquisa foi feita a partir dos levantamentos bibliográficos em diferentes fontes: documentos governamentais como o Parecer Conselho Nacional de Educação/CP 003/2004 e dados e informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); em textos dos historiadores da arte negro-africana como Kabengele Munanga, e Pierre Bourdieu, textos sobre a Lei 10639/03 em estudos de: Petronilha Gonçalves; Ângela Soligo e Renata Felinto; além de análises em catálogos de exposições de arte, em websites de museus e em galerias e internacionais.

 

 

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Biografía del autor/a

  • Evelyn Magalhães de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

    é pedagoga e mestra em Educação pela Faculdade de Educação – Unicamp. Trabalha como educadora na rede municipal de Campinas e pesquisa a arte escultórica do Povo Makonde de Moçambique. É pesquisadora do Laboratório de Investigação em Sociologia da Arte (LAISA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) / FE – Unicamp.

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Publicado

2024-11-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

OLIVEIRA, Evelyn Magalhães de. Os avanços e os obstáculos da aplicação da Lei nº 10.639/03 na educação brasileira. África, [S. l.], n. 45, p. e219447, 2024. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.i45pe219447. Disponível em: https://revistas.usp.br/africa/article/view/219447.. Acesso em: 24 dec. 2025.