Decolonizar o museu – programa de desordem absoluta.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.i45pe234173

Palabras clave:

livro, resenha, museu

Resumen

A resenha analisa o livro "Decolonizar o museu – programa de desordem absoluta", de Françoise Vergès, publicado no Brasil em 2023. O texto discute as implicações do termo "decolonizar", contrastando-o com "descolonizar", e reflete sobre a proposta radical da autora para a transformação dos museus. Vergès argumenta que a descolonização dos museus não pode ser apenas um ajuste institucional ou curatorial, mas deve fazer parte de um programa político amplo que inclua a superação do racismo, do imperialismo e do patriarcado. Destaca-se a crítica da autora à apropriação institucional do discurso decolonial sem mudanças estruturais reais, e sua defesa de um "programa de desordem absoluta", inspirado em Frantz Fanon. Além disso, comenta-se a relação entre museus, economia e gestão, questionando a viabilidade da descolonização no contexto do capitalismo global. Ao final, destacamos as propostas alternativas de Vergès para um "pós-museu" e sua visão crítica sobre o uso da linguagem decolonial em narrativas institucionais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Silvio Marcus Souza Correa , Universidade Federal de Santa Catarina

    Sílvio Marcus de Souza Correa é doutor em sociologia pela Westfälische Wilhelms-Universität de Münster (Alemanha). Pesquisador com bolsa produtividade em pesquisa do CNPq e professor do departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em História Global da UFSC. Foi pesquisador visitante em várias instituições estrangeiras como o CNRS de Québec, o Instituto de Estudos Avançados de Paris e o Instituto de Ciências Sociais de Lisboa. Atualmente, é pesquisador convidado no Instituto Nacional de História da Arte (INHA) de Paris.

Referencias

Cocotle, Brenda Caro. “Nós prometemos descolonizar o museu: uma revisão crítica da política museal contemporânea.” São Paulo: MASP/Afterall, 2019. https://masp.org.br/arte-e-descolonizacao

Melo, Roberta M. de; Rosa, Elza Viera da; Possamai, Zita R. Para decolonizar os museus: desafios e possibilidades. Revista Memória em Rede. v.16, n.31, 2024, p. 345-362. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria

Monteiro Lobato, José B. Emília no País da Gramática. 15ª. Edição, São Paulo: Brasiliense, 1970.

Ribeiro, Diego L.; Mendonça, Elizabete de C.; Wichers, Camila A. de M. (orgs.) Decolonizar museus e patrimônios: breve manifesto. Revista Memória em Rede. v.16, n.31, 2024, p.1-11. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria

Publicado

2024-11-12

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

CORREA , Silvio Marcus Souza. Decolonizar o museu – programa de desordem absoluta. África, [S. l.], n. 45, p. e234173, 2024. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.i45pe234173. Disponível em: https://revistas.usp.br/africa/article/view/234173.. Acesso em: 31 dec. 2025.