Dimensão política do romance africano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i6p59-69Resumo
O romance de origem africana, pela sua natureza e vocação, oferece exemplos expressivos deste poder e deste alcance. Projeta-se, por isso mesmo, como o veículo de abordagem mais extensiva das realidades, quer da sociedade tradicional quer da ocupação colonial, quer do processo de libertação e das situações contemporâneas. Nas várias tendências em que se afirma, em suas manifestações mais diversificadas, não apenas na oposição ao colonialismo, mas também na reafirmação da identidade e das aspirações nacionalistas e na den´úncia dos erros da atualidade, traz o romance africano a marca do testemunho e da participação, constituindo-se num documento da mais alta valia. Inseparável dos combates políticos e dos movimentos sociais, deles se alimenta, dando contas ao mesmo tempo das diferentes fisionomias dos povos do continente. Possibilita, além do conhecimento, reflexão mais ampla e mais profunda em torno da África de ontem e hoje.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Africa (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A reprodução de qualquer dado, mesmo em resumo, de matéria contida nesta publicação, só será permitida com a citação do nome, número e o ano desta revista.