Democracia racial nas obras de autoras e autores negros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.i43pe204088Palabras clave:
racismo; preconceito; negro; raça; democracia.Resumen
Esta pesquisa tem por objetivo pensar o racismo no Brasil contemporâneo que é um país com multiplicidade étnica e racial. Analisamos como se apresenta a democracia no contexto racial, apoiando-se principalmente nas obras de autores negros como Kabengele Munanga, Silvio de Almeida, Frantz Fanon, Sueli Carneiro, bell hooks e Neusa Santos Souza. Buscamos, a partir da reinterpretação de narrativas históricas, analisar o pensamento crítico de escritoras e escritores negros como uma resposta à desigualdade racial e opressões a partir de suas perspectivas e vivências. Consideramos a necessidade de reparação histórica e políticas públicas para enfrentamento ao racismo, observamos os efeitos das cotas raciais em relação ao acesso ao ensino superior. O objetivo central da pesquisa realizada foi provocar discussões acerca da problemática racial no Brasil, como um símbolo de resistência que possa ser transformado em reparação contra o apagamento histórico, em resposta à democracia racial brasileira que é fracionada e excludente contra os grupos racializados.
Descargas
Referencias
ALMEIDA, Silvio. A construção da Dummheit e o bloqueio do pensamento político: o sujeito de direito na crítica social. Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas. 2019. Disponível em: https://gvpesquisa.fgv.br/professor/silvio-luiz-de-almeida Acesso em, 10 nov. 2020.
ALMEIDA, Silvio. Marxismo e questão social. São Paulo. Editora: Boitempo, 2021.
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural: feminismos plurais. São Paulo: Ed. Jandaíra, 2019.
AZEVEDO, Cecília Maria Marinho de. Anti-racismo e seus paradoxos. São Paulo. Editora: Annablume, 2004.
BARROS, Diego. Estudantes negros foram mais impactados na pandemia, diz estudo. CNN Brasil, 20 nov. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/estudantes-negros-foram-mais-impactados-na-pandemia-diz-estudo/. Acesso em: 06 jun. 2022.
BARROS, R. P., Ferreira, F. H. G., Vega, J. R. M. & Chanduvi, J. S. (2009), Measuring inequality of opportunities in latin américa and caribbean, Technical report, The World Bank.Washington D.C.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2019.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo, e desigualdades no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. Tese de Doutorado. Feusp, 2005.
CARVALHO, J. As ações afirmativas como resposta ao racismo acadêmico e seu impacto nas Ciências Sociais brasileiras. In: Série Antropologia (358). Brasília: Departamento de Antropologia, UnB, 2004. Disponível em: http://www.dan.unb.br/images/doc/Serie 358empdf.pdf. Acesso em: 19 set. 2020.
CARVALHO, M. (2011), 'A educação superior no brasil: o retorno privado e as restrições ao ingresso', Revista Sinais Sociais 5(15), 82-109. Web artigo, 2013.
CARVALHO, M., Gamboa, L. & Waltenberg, F. (2012), Equality of education opportunity employing pisa data: taking both achievement and access into account,Working Paper Series 277, ECINEQ.
CASHMORE, Ellis. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo. Editora: Selo Negro Edições, 2000.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo. Editora: Brasiliense, 2004.
COSTA, Jurandir Costa. Violência e Psicanálise. Rio de Janeiro. Editora: Graal, 1985.
FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUUFBA, 2008.
FERNANDES, Florestan. A Integração do negro na sociedade de classes. 3. ed. v. 1. São Paulo: Ática, 1978.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos. (1910), Rio de Janeiro. Editora: Imago. 1995.
FREUD, Sigmund. O Futuro de uma ilusão, o mal-estar na civilização outros trabalhos. (1927 – 1931). Rio de Janeiro. Editora: Imago.1995.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
GONÇALVES FILHO, José Moura. “Humilhação social: um problema político em psicologia”. Web Artigos. n 62, mar. de 2000. Disponível em: www.psicologiaonline.org.br/jfcidadania2.html). Acesso em: 27 ago. 2021.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio “Democracia racial: o ideal, o pacto e o mito”. Novos Estudos Cebrap, XX (61): 147-162. São Paulo, 2001.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Como trabalhar com “raça” em sociologia. Universidade de São Paulo. Web Artigos. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/DYxSGJgkwVyFJ8jfT8wxWxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2020.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Depois da democracia racial: dossiê - sociologia da desigualdade Tempo Soc. 18 (2), nov 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/sRV5LdxyBwDyxfB5fdnvFVN/?lang=pt. Acesso em: 03 jun. 2022.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio. “Démocratie raciale”. Cahiers du Brésil Contemporain, 49/50: 11- 38. Paris, 2003.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Classes, raças e democracia. São Paulo, Editora 34, 2002.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo, Editora 34, 1999.
HOOKS, Bell. Erguer a Voz. São Paulo. Editora: Elefante, 2019.
HORNSTEIN, B.L. Teoria de las Ideologias y psicanalises. Buenos Aires. Kargieman, 1973.
IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Estudos e Pesquisas, Informação Demográfica e Socioeconômica n. 41. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf. Acesso em: 06 jun. 2022.
LAPLANCHE, Jean. Sexual: A sexualidade ampliada no sentido freudiano 2000-2006. São Paulo. Editora: Dublinense, 2015.
MBEMB, Achille. Necropolítica. São Paulo. Editora: N1, 2018.
MUNANGA, Kabengele. Inclusão social um debate necessário: uma abordagem conceitual das nocões de raça, racismo, identidade e etnia. Belo Horizonte: UFMG, 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/inclusaosocial/?p=59. Acesso em: 16. ago. 2021.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1988.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 5.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada / Kabengele Munanga, organizador. – [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Editora Perspectivas, 2020.
SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Joanízia Feitósa, Ariadne Lopes Ecar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A reprodução de qualquer dado, mesmo em resumo, de matéria contida nesta publicação, só será permitida com a citação do nome, número e o ano desta revista.