The tyranny of history in contemporary African fiction: a case study of Meja Mwangi’s “Kill me Quick”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i24-26p265-280Palavras-chave:
África, compromisso, sociedade africana, pós-colonialismo, neo-colonialismo, desilusão, decadência, sofrimento.Resumo
Os escritores africanos têm uma permanente propensão para o compromisso sóciopolítico. A maior parte das vezes, os seus textos reflectem e refractam os acontecimentos das suas próprias sociedades. Inicialmente, a literatura africana foi um instrumento para a celebração da grandeza façanha e proeza do nosso antepassado; mais tarde, foi utilizada na luta anticolonial. Atualmente está a ser usada como uma verdadeira arma para descrever a desilusão pós-colonial nas nações africanas. Em consequência disso, a literatura africana está frequentemente acorrentada às experiências dos povos do continente africano. Neste ensaio, eu examino o discurso da decadência pós-colonial na ficção africana contemporânea. Um dos romances de Meja Mwangi, kill me quick, que trata a desilusão pós-colonial, é aqui usado como estudode caso para a discussão. Verifica-se que nos textos em prosa de Mwangi, o sofrimento do período pós-colonial nas nações africanas é captado de um modo imaginativo e com apropriados expedientes narrativos.
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Publicado
2009-12-09
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Seção
Artigos
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A reprodução de qualquer dado, mesmo em resumo, de matéria contida nesta publicação, só será permitida com a citação do nome, número e o ano desta revista.Como Citar
The tyranny of history in contemporary African fiction: a case study of Meja Mwangi’s “Kill me Quick”. África, [S. l.], n. 24-26, p. 265–280, 2009. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i24-26p265-280. Disponível em: https://revistas.usp.br/africa/article/view/74320.. Acesso em: 2 maio. 2024.