A informação de e sobre África: Linguagem/Ideologia colonial
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i9p91-95Résumé
Nesta breve comunicação pretendemos apenas alertar para uma questão até hoje bastante esquecida mas fundamental para todo o cientista social que trabalha com África: a transferência de informação de/e sobre África, sua anuance de linguagem/ideologia. Primeiramente, convém historiar quem escrever sobre África, com que interesse, financiamentos e fins. Depois, quem armazena essa informação, distribui e dissemina, por quais meios e quais os consumidores. Finalmente, como é trabalhada essa informação, que tipo de ideologia/linguagem emprega no controle de vocabulário e como ela, informação, se vincula aos seus produtos ocidentais. Para terminar, apresentam-se como propostas algumas linhas de ação com vista a desvincular a informação de/e sobre África dos seus produtores ocidentais.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Africa (São Paulo) 2015
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A reprodução de qualquer dado, mesmo em resumo, de matéria contida nesta publicação, só será permitida com a citação do nome, número e o ano desta revista.