O papel do locutor esportivo na construção da mensagem de exaltação ao patriotismo

Estudo de recepção do Superclássico das Américas 2014 (Brasil e Argentina), transmitido pela TV Globo

Autores

  • Michele Mendes TV Globo/DF
  • Robson Borges Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Luiza Mônica de Assis Silva Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Vânia Mara Vasques Balbino de Souza Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Eliane Muniz Lacerda Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Alessandra Cristinna Araújo Glerian Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Daniella Rocha Magalhães Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília (UCB)

Palavras-chave:

Comunicação, Futebol, Locutor Esportivo

Resumo

analisa o papel do locutor na construção da mensagem, a partir da reação de um grupo focal. Os estímulos foram caracterizados pela transmissão televisiva, ora com a presença, ora com a ausência de elementos sonoros: o grupo assiste a partida narrada pelo locutor (com áudio e todos elementos sonoros); e depois o mesmo grupo assiste sem esses recursos (sem o áudio). Trata-se de metodologia qualitativa, com aplicação de questionário e observação participante. E traz a representação do papel do locutor e dos elementos audiovisuais que possam trabalhar o patriotismo a partir da linguagem de transmissão da TV Globo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michele Mendes, TV Globo/DF

    Jornalista e Repórter da TV Globo DF. Membro do Grupo de Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional. Pesquisadora e colaboradora do PPGCOM/UCB.

  • Robson Borges Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

     

    Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação.

    http://lattes.cnpq.br/8069653382475080

    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2838034439891860

  • Luiza Mônica de Assis Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Jornalista, mestre em Ciência Política e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Professora e pesquisadora do PPGCOM/UCB.

  • Vânia Mara Vasques Balbino de Souza, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Relações Públicas e mestre em Comunicação. Pesquisadora colaboradora do PPGCOM/UCB.

  • Eliane Muniz Lacerda, Universidade Católica de Brasília (UCB)
    Jornalista e mestre em Comunicação. Pesquisadora colaboradora do PPGCOM/UCB. Vice-líder do Grupo de Estudos Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação (DGP/CNPq).
  • Alessandra Cristinna Araújo Glerian, Universidade Católica de Brasília (UCB)
    Relações Públicas e Mestre em Comunicação. Pesquisadora colaboradora do PPGCOM/UCB
  • Daniella Rocha Magalhães, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Jornalista e mestre em Comunicação. Pesquisadora colaboradora do PPGCOM/UCB.

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (ESTCOM). Líder do projeto de pesquisa O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal - FAPDF - 193.001.037/2015 - Projeto Externo

    http://lattes.cnpq.br/2233341168995716

    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0834727217712265

Referências

Downloads

Publicado

14.07.2019

Como Citar

Mendes, M., Dias, R. B., Silva, L. M. de A., Souza, V. M. V. B. de, Lacerda, E. M., Glerian, A. C. A., Magalhães, D. R., & Gomes, V. M. L. R. (2019). O papel do locutor esportivo na construção da mensagem de exaltação ao patriotismo: Estudo de recepção do Superclássico das Américas 2014 (Brasil e Argentina), transmitido pela TV Globo. Revista Alterjor, 20(2), 162-179. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/155698