"Milagre dos peixes": a censura e a voz de Milton Nascimento na sociedade do espetáculo brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p126-144Palavras-chave:
MPB, Milton Nascimento, Milagre dos Peixes, Sociedade do Espetáculo, Ditadura militarResumo
O artigo versa sobre a produção cultural de Milton Nascimento, com vistas a uma compreensão das características da sociedade brasileira contemporânea, numa investigação de seu processo histórico e na perspectiva da sociedade do espetáculo, em especial no contexto musical e pol´ítico do Brasil em 1973, quando lançado o álbum "Milagre dos Peixes". Este álbum é uma obra de arte sobrevivente aos ataques da censura no período da ditadura militar.
Downloads
Referências
BAHIANA, Ana Maria. Nada sera como antes: MPB anos 70 – 30 anos depois. Ed. revista – Rio de Janeiro: Editora SENAC Rio, 2006.
BORGES, Marcio. Os sonhos não envelhecem: Historias do Clube da Esquina. Sao Paulo: Geracao Editorial, 1996.
Brasil: Nunca Mais. ARNS, Dom Paulo Evaristo (prefacio). Petropolis/R. J.: Vozes, 1986.
COELHO, Claudio Novaes Pinto. “A industria cultural, a publicidade e a consolidacao da hegemonia burguesa no Brasil”. Communicare, v. 4, n. 2, Sao Paulo: Casper Libero, pp. 29-39, 2004.
COELHO, Claudio Novaes Pinto. “A Contracultura: o outro lado da modernizacao autoritaria”. In: Anos 70: Trajetorias. São Paulo: Iluminuras, p. 39-44, 2005.
COELHO, Claudio Novaes Pinto. “Em torno do conceito de sociedade do espetaculo”. In: COELHO, C.N.P.; CASTRO, V. J. de (Orgs.). Comunicacao e sociedade do espetaculo. Sao Paulo: Paulus, p. 13-30, 2006.
COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e Sociedade no Brasil. Ensaios sobre Ideias e Formas. São Paulo: Expressao Popular, 2011.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DINIZ, Sheyla Castro. “...De tudo que a gente sonhou”: amigos e cancoes do Clube Esquina. São Paulo: Intermeios, Fapesp, 2017.
DUARTE, Maria Dolores Pires do Rio. Travessia: a vida de Milton Nascimento. 3a ed. – Rio de Janeiro: Record, 2009.
MACIEL, Luiz. Milagre dos peixes. São Paulo: Abril (Abril Colecoes), 2012.
MACIEL, Luiz. “A arte de colocar no som o que a censura tirou da letra... e fazer um disco revolucionario”. In: ALBUQUERQUE, C. (Org.). 1973. O ano que reinventou a MPB. A história por tras dos discos que transformaram a nossa cultura. Rio de Janeiro: Sonora Editora, p. 255-264, 2013.
MARTINS, Bruno Viveiros. Som Imaginario: a reinvencao da cidade nas cancoes do Clube da Esquina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
MATTOS, Paulo Cesar Vilara de. Palavras Musicais: letras, processo de criacao, visao de mundo de 4 compositores brasileiros (Fernando Brant, Marcio Borges, Murilo Antunes e Chico Amaral). Entrevistas. Belo Horizonte: s. ed., 2006.
NASCIMENTO, Milton. Milagre dos Peixes. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1973. 1 LP e 1 compacto.
OLIVEIRA, Francisco. Critica a razao dualista: o ornitorrinco. Sao Paulo: Boitempo, 2013.
ORTIZ, Renato. A moderna tradicao brasileira. Cultura brasileira e indústria cultural. Sao Paulo: Brasiliense, 1995.
RISÉRIO, Antonio. “Duas ou tres coisas sobre a contracultura no Brasil”. In: Anos 70: Trajetórias. Sao Paulo: Iluminuras, p. 25-30, 2005.
VILELA, Ivan. “Nada ficou como antes”. Revista USP no 87, Sao Paulo, set./nov., p. 14-27, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Emerson Ike Coan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0