Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v24i2p182-198

Palavras-chave:

Mídia Ninja, Mídia Alternativa, Hegemonia, Contra-hegemonia, Teoria do Enquadramento

Resumo

A Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) se propõe a fazer jornalismo, focando em narrativas do ponto de vista do ativista, militante, ou do popular, com objetivo de dar voz e visibilidade aos que não tem. A pergunta principal é: o coletivo Mídia Ninja se considera como uma comunicação contra-hegemônica? As metodologias utilizadas são entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Algumas considerações são que: a Mídia Ninja e a mídia tradicional apresentam diferentes versões da realidade, ou diferentes enquadramentos e que para construir uma narrativa contrária e contra-hegemônica, tem que haver uma narrativa hegemônica para ser desmontada, sendo a relação entre a Mídia Ninja e a mídia tradicional dialógica e interdependente.

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Biografia do Autor

  • Ian Rebouças de Andrade, Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Sociologia

    Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2015) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2020). Cursa Licenciatura Letras Espanhol na Universidade Federal do Ceará. Foi Pesquisador Bolsista da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2018-2020). Foi eleito para exercer representação discente do Mestrado (PPGS/UECE), pela portaria Nº 3, de 19 de junho de 2018 (junho de 2018 a junho de 2019). Realizou estágio voluntário na disciplina de Antropologia da Comunicação no curso de Jornalismo na UNIFOR e realizou estágio obrigatório na disciplina de Ciências Políticas II no curso de Ciências Sociais na UECE. Desde 2016 integra o grupo de pesquisa Mídia, Política e Cultura (PPGCOM/UFC).Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ativismo, etnografia, cidadania e mídia alternativa.

  • Márcia Vidal Nunes, Universidade Federal do Ceará

    Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1983), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é professora titular aposentada, atuando como professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, através do PROPAP/UFC (Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC), trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: mídia, radiojornalismo, cidadania, políticas públicas e movimentos sociais.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Andrade, I. R. de, & Nunes, M. V. (2021). Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica. Revista Alterjor, 24(2), 182-198. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v24i2p182-198