Normas de Publicação
Normas para Publicação
A revista ALTERJOR é uma publicação semestral destinada a professores, estudantes, profissionais e interessados que tem como objetivo a discussão de temas relacionados ao Jornalismo Popular e Alternativo. A publicação aceita colaborações de trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de dossiê, artigo, ensaio, resenha, entrevista ou reportagem.
É necessário se cadastrar nesta plataforma (no item de menu "Cadastro" ou por este link, na qual o(a) pesquisador(a) irá criar um nome de usuário e senha para acessar as funções de envio de trabalho. Após a confirmação de cadastro, clique no link "Autor" e proceda os "Cinco passos de Submissão". O preenchimento de campos obrigatórios dos Metadados de indexação. A Concordância com as Políticas Editoriais de Alterjor se trata de um pré-requisito para o envio de pesquisa. Caso discorde de qualquer uma das exigências, recomendamos que não submeta seu texto.
A apreciação sobre o trabalho será feita por pareceristas (membros do Grupo ALTERJOR). Os trabalhos aprovados são avaliados, então, pelos editores responsáveis pela revista. Na sequência, encaminha-se ao autor uma resposta de aceitação, de modificação ou de recusa. A data de publicação será atribuída à edição em andamento, no ato da aceitação do trabalho. As réplicas estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo.
Todos os trabalhos enviados deverão obedecer às seguintes normas:
- Digitados em Word/Writer (com extensão DOC ou RTF), com a página configurada com margens de 3 cm e papel A4;
- Fonte: Times New Roman, corpo 12, justificado, com espaçamento 1,5;
- As imagens deverão ser mandadas em formato JPEG com resolução de 150 a 500 dpi junto com o texto. Motivo: se as imagens forem inseridas como documento suplementar, ficarão disponíveis apenas como anexo. Caso ocorra erro de submissão com aviso de tamanho de arquivo maior que o limite, recomendamos utilizar compressão de imagens pelo software de editoração (Word/Writer);
- Os títulos e subtítulos deverão estar em negrito, caixa alta e digitados em Times New Roman, corpo 12, contendo de 05 a 10 linhas;
- O nome do autor virá alinhado à esquerda, em Times New Roman, corpo 12, itálico, seguido de um breve currículo (com e-mail) em formato de nota de rodapé em Times New Roman, número 10;
- Resumo: de 5 a 10 linhas, espaçamento simples, entre 600 e 900 toques, contendo a descrição do trabalho, assim como é obrigatório a tradução para o trabalho em inglês (abstract).
- Palavras-chave: três a cinco palavras-chave, com tradução em inglês (keywords), separadas por ponto ( . )
As contribuições também deverão observar as normas relativas às seções em que se enquadram.
- Artigos e dossiês: nesta seção, serão compreendidos os textos escritos em forma de relatos de pesquisa, análises acadêmicas e reflexões sobre as mídias populares e alternativas.
- Ensaios: nesta seção, alocaremos relatos sobre o trabalho de profissionais da mídia popular e alternativa, bem como reflexões, apreciações e debates sobre o tema.
- Opinativos: aqui serão compreendidas as análises como resenhas, crônicas, artigos, comentários, entre outros, que tenham como pauta o jornalismo popular e alternativo.
- Relatórios de pesquisa: Destinado à publicação de pesquisas em andamento, em formato de relatos com descrição das atividades específicas (Iniciação científica, Grupo de pesquisa, Teses, Dissertações etc). Deve conter o nome do(a) orientador(a) do Projeto em desenvolvimento.
- Entrevistas: entrevistas com profissionais ou acadêmicos atuantes na área de jornalismo popular e alternativo
- Reportagens: esta seção compreende matérias, relatos jornalísticos, sobre iniciativas na área de jornalismo popular e alternativo.
- Espaço Alternativo: a revista ALTERJOR também aceita o envio de outros formatos, como poesias, contos, roteiros, infográficos etc.
As regras para citação obedecem às seguintes normas:
- As citações no interior do texto que forem inferiores a 3 linhas deverão ser colocadas entre aspas com corpo normal. Ao final da citação, deverão ser indicadas entre parênteses o sobrenome do autor, o ano da publicação e a página correspondente da citação. Exemplo: (Souza, 2002, p. 15);
- As citações acima de três linhas deverão obedecer ser deslocadas dois parágrafos e deverão ser digitadas em corpo 11, espaçamento simples e sem aspas e obedecer também à citação no formato (Souza, 2002, p. 28), como no caso acima;
- As notas de rodapé devem ser utilizadas somente para comentários pertinentes ao desenvolvimento do texto. As indicações bibliográficas do texto serão colocadas no final do texto, em um tópico reservado especialmente para elas.
As referências serão colocadas no final do artigo, em corpo 12, seguindo os exemplos a seguir:
- Livros:
Exemplo: FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. - Capítulos de livros:
Exemplo: ALVES, Soraya. “Os problemas da comunicação digital”. In: SOUZA, Agemiro (org.). Estudos e preceitos da comunicação. São Paulo: Nova Cultural, 2005. - Artigos em periódicos:
Exemplo: LORAINE, Francisca. “Teoria da imprensa diária”. Revistas de estudos na imprensa, Rio de Janeiro, no 15/ Maio de 2007, pp. 15-38. - Textos da Internet:
Exemplo: SILVA, Márcia. Novas questões de arte. Disponível em http://novasquestões.com.br/marciasilva. Acesso em 03/12/2002. - Não misturar o padrão ABNT com a norma internacional APA. A Alterjor dá preferência para a norma ABNT (NBR 6023), principalmente se a pesquisa for escrita por pesquisadores brasileiros.
Normas obrigatórias durante o envio de trabalhos e registro de metadados
Aplica-se para o preenchimento dos dados na plataforma OJS da revista. Para as normas de manuscritos, favor ler a seção acima (anterior).
1. É obrigatório informar a instituição em que atua. O nome da instituição não pode ser informado com siglas (Exemplos: USP --> Universidade de São Paulo; UFRJ --> Universidade Federal do Rio de janeiro). Motivo: o uso de siglas gera falha em mecanismos de busca baseada em instituições. A recomendação é utilizar o nome completo da instituição, inclusive nos campos em inglês;
2. No campo Resumo da biografia, inserir e, sempre que possível, atualizar as informações de titulação (mestrado, doutorado, etc) e atuação profissional (exemplo: professor do departamento...). Essa informação é importante, porque deve coincidir com o minicurrículo da mesma maneira que será incluído na versão final. Para atualizar, faça o login na Alterjor e no menu do canto superior à direita, em que aparece o usuário, utilize o mouse para pairar o cursor em cima; um menu abrirá e nele deve-se clicar na opção Perfil;
3. O título do trabalho não pode ser dividido nos campos Prefixo, Título e Subtítulo. Lembre-se de não utilizar o campo subtítulo. O título completo, incluindo o subtítulo com dois pontos ou travessão deve estar no campo Título para que a Crossref DOI o capture por inteiro;
4. Idiomas (RESUMO E ABSTRACTS): é necessário clicar no indicador English, que vai abrir as seções na tela para o título do trabalho e resumo ao lado de Title e Abstract. Essas informações devem ser preenchidas durante o processo de envio tal qual consta no texto do manuscrito original;
5. Palavras-chave: digitar palavra por palavra e teclar enter. Não é permitido inserir as palavras-chave separadas por ponto ou ponto e vírgula. Motivo: a atual versão do OJS (3.1) não conta a separação de palavras-chave com ponto ou ponto e vírgula. Lembre-se de clicar no indicador English, para inserir as keywords tal e qual foram elaboradas no manuscrito original;
6. A não observação dessas normas acarreta em erros na indexação em bases de dados, principalmente em mecanismos internacionais.
Sobre a identificação obrigatórias de autoria, afiliação e minicurrículo
Devido ao envio de trabalho em condições de anonimato para avaliação em Pares Duplo-Cega, deve-se prestar atenção ao quesito da identificação dos autores para a publicação e indexação desses metadados de forma eletrônica uma vez que o processo de aceitação e editoração é iniciado:
Durante a submissão, é necessário observar atentamente a etapa identificada como Preenchimento dos Metadados. Nele, o autor deve inserir impreterivelmente seu nome completo tal qual aparece vinculado aos sistemas eletrônicos de Curriculo e ORCID, uma vez que o uso de partes do nome provocam confusão com homônimos e a devida identificação como a Plataforma Lattes. No campo Afiliação, é necessário o preenchimento de uma Instituição de Ensino ou Pesquisa (por extenso e sempre evitar as siglas, pois o sistema de indexação internacional não faz a busca por siglas de instituição, como por exemplo: Famecos devidamente ativa no Ministério da Educação ou no âmbito internacional uma Instituição Acadêmica ou de Pesquisa em atividade. Pede-se atenção para evitar preencher nesse campo o nome de ONGs, Grupos de Pesquisa ou Empresa sem vínculo com Educação. No caso do pesquisador atuar por uma ONG ou Grupo de Pesquisa, mencionar em "Afiliação" a Universidade que está vinculada a essas associações ou em caso de não possuir vínculo universitário, inserir o nome da última instituição de ensino que lecionou ou cursou pós-graduação.
No campo "Resumo da Biografia", é necessário preencher um minicurrículo (ou mini bio) breve e reduzido de até um parágrafo.
