O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v24i2p33-55Palavras-chave:
Novas formas de financiamento, Webjornalismo, Modelos de negócio, Conteúdo patrocinadoResumo
O objetivo deste artigo é analisar o branded content do Estúdio Folha, como um modelo de negócio do grupo Folha de S. Paulo. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de quatro publicações digitais de diferentes anos. As categorias de análise consideradas foram: princípios jornalísticos; critérios de noticiabilidade; linguagem jornalística; técnicas de construção textual e estrutura do produto. Identificou-se que o Estúdio utiliza das ferramentas, técnicas e narrativa do jornalismo para dar visibilidade às marcas e também se apropria do espaço jornalístico para disseminar o interesse privado, além de não ser transparente sobre o redator dos conteúdos. Sugere-se que o branded content seja produzido pelas assessorias de imprensa das marcas, cabendo ao veículo apenas comercializar o espaço de divulgação e que o material venha assinado pelo jornalista ou a assessoria que o produziu.
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