Longe dos grandes centros urbanos: o expurgo do não-eu e o uso da pretensa credibilidade do jornalismo em blogs, microblogs e redes sociais digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p83-110

Palavras-chave:

Discurso, Política, Jornalismo Online, Expurgo do não-eu

Resumo

Este artigo apresenta uma análise crítica de discurso sobre as matérias que se pretendem jornalísticas, porque pretendem a credibilidade de carregar em suas publicações o estatuto da verdade, em plataformas digitais e online e que midiatizam regiões interiorana do Brasil, mas especificamente no sertão Potiguar. Este estudo busca categorizar os discursos e analisá-los levando em consideração uma característica recorrente nas eleições político-partidárias: o “expurgo do não-eu”, o que se distingue de mim ideologicamente nas práticas sociais políticas, feito não só por candidatos políticos quanto pelos jornalistas ou donos dos meios de comunicação/perfis em plataformas digitais online.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Rakel de Castro Sena, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco, em co-tutela com o curso Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior / Portugal (Convênio N° 13-2016 UFPE) e com sanduíche (PDSE) também na Universidade da Beira Interior / Portugal, Bolsista Capes - Proc. nº BEX 99999.008304/2014-09; mestre em Estudos de Mídia pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia - PPgEM, da Universidade Federal
    do Rio Grande do Norte UFRN, com bolsa sanduíche PROCAD na UFRJ e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela UFRN. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOM/PRO) da UFMA, coordenadora da linha de pesquisa "Mídia e Democracia - MID" (do Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação - NEEC) e desenvolve pesquisas nas áreas de Jornalismo online, Democracia, Construtivismo, Comunicação Política, Teoria Crítica, Teorias do Jornalismo e Análise de Discurso.

  • Rômulo Magnus de Castro Sena, Universidade Estadual de Campinas

    Bacharel em Enfermagem pela FCM-CG (2010), Mestre em Psicologia pela UFRN (2015), e Doutorando em Ciências Médicas, na área de concentração em Saúde Mental, pela UNICAMP

  • Ricardo Barbosa Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco.

  • Heitor Costa Lima da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade da Beira Interior/Covilhã/Portugal (2015). Professor associado do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco

Referências

CANAVILHAS, João. Jornalismo e Convergência: permanente renovação. In: ERC - Digital Media Portugal. 2015, p. 27-34.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DIJK, Teun A. van. Como a Rede Globo manipulou o impeachment da presidente do Brasil, Dilma Rousseff. São Paulo: Carta Maior, 2016. Disponível em: <http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia/Como-a-Rede-Globo-manipulou-o-impeachment-da-presidente-do-Brasil-Dilma-Rousseff/12/37490>. Acesso em: 21 dez. 2016.

DIJK, Teun A. van. Discurso e poder. Tradução: Judith Hoffnagel, Ana R. Vieira, Leonardo Mozdzenski, Benedito Gomes Bezerra, Rodrigo Castro e Karina Falcone. São Paulo: Contexto, 2010.

DIJK, Teun A. van. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Tradução: Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.

DIJK, Teun A. van. What is Political Discourse Analysis? Key-note address Congress Political Linguistics. Antwerp, 1995. In: BLOMMAERT, Jan; BULCAEN, Chris (Orgs.). Political linguistics. Amsterdam: Benjamins, 1997, p. 11-52. Disponível em: <http://discourses.org/OldArticles/What%20is%20Political%20Discourse%20Analysis.pdf>. Acesso em: 11 de maio de 2020.

FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. Londres: British Library Cataloguing in Publication Data, 1989.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 3 ed. Porto Alegre: Globo, 2001.

GILL, Rosalind. Análise de Discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MIELNICZUK, Luciana. Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web. In.: MACHADO, Elias; PALÁCIOS, Marcos (Org). Modelos de Jornalismo Digital. Salvador: Edições GJOL, 2003.

SENA, Patrícia Rakel de Castro. O sertão potiguar comunica: midiatização e práticas sociais. Ou como a recepção da pauta política se desdobra em práticas sociais em Pau dos Ferros. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

SERRA, Joaquim Paulo. Informação e sentido: o estatuto epistemológico da informação. Covilhã/Portugal: Editora da Universidade da Beira Interior, Livros Labcom, 2003.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.

WEBER, Max. Os três tipos puros de dominação. In: COHN, Gabriel (Org. da Coletânea: Grandes Cientistas Sociais). Max Weber: sociologia. Tradução Amélia Cohn e Gabriel Cohn. São Paulo: Ática, 1982.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Vol. 2. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa; Revisão técnica de Gabriel Cohn. São Paulo: Editora Universidade de Brasília, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

17.02.2022

Como Citar

Sena, P. R. de C., Sena, R. M. de C., Sousa, R. B. F. de ., & Rocha, H. C. L. da. (2022). Longe dos grandes centros urbanos: o expurgo do não-eu e o uso da pretensa credibilidade do jornalismo em blogs, microblogs e redes sociais digitais. Revista Alterjor, 25(1), 83-110. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p83-110