Estudos de Futebol Americano no Brasil: investigação do esporte na área da comunicação e proposta de expansão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p57-70Palavras-chave:
Pesquisa em comunicação, Esporte, Futebol americanoResumo
Este texto tem por objetivo expor e analisar o atual estado da arte do esporte e especificamente do futebol americano no cenário acadêmico brasileiro no campo de conhecimento da comunicação. A pesquisa se dividiu em quatro partes principais, a primeira tratando as áreas e disciplinas que permeiam os estudos científicos relacionados ao esporte generalizado, sem distinção de área, modalidade e aplicação, seguido de um enfoque na área da comunicação sobre o tema. Para as últimas duas partes, o foco torna-se o futebol americano: como o objeto é abordado no campo de conhecimento comunicacional e uma proposta de investigação de consumo simbólico da modalidade esportiva. A passagem pela construção dos temas leva à indicação de que o futebol americano como objeto de estudo em comunicação ainda apresenta características menos constantes e consistentes do que os estudos que competem o futebol e o esporte de maneira geral, e consequentemente há espaço para oportunidades e caminhos de desenvolvimento no campo científico.
Downloads
Referências
ALEXANDRE DOS SANTOS, Laís Cristyne et al. Análise do processo de inserção e desenvolvimento do futebol americano em Curitiba/PR. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE), [S.l.], v. 6, n. 1, p. 25-38, dec. 2017. ISSN 2238-0000.
BITENCOURT, Fernando Gonçalves. Globalização: o esporte e a cultura de consumo. Motrivivência, Florianópolis, v. 10, n. 10, p. 85-95, 01 jan. 1997. Anual.
BRITTOS, Valério; SANTOS, Anderson. Processos midiáticos do esporte - do futebol na mídia para um futebol midiatizado. Comunicação, Mídia e Consumo São Paulo ano 9 vol. 9 n. 26 p. 173-190 nov. 2012
BUENO, Igor Alexandre Silva; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. A influência da globalização na inserção do futebol americano no brasil. Revista do PPGCS – UFRB: Novos Olhares Sociais, [s. l], v. 3, n. 1, p. 127-151, 2020.
DUARTE, Gustavo Schuabb. Touchdown: uma análise telejornalística do futebol americano na ESPN. 2015. 68 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
FORTES, Rafael. Estudos de esporte na área de comunicação: um panorama e algumas propostas. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 598-614, maio/ago. 2011.
GASTALDO, Édison. Comunicação e esporte: explorando encruzilhadas, saltando cercas. Comu-
nicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 8, n. 21, p. 39-51, 2011.
HATJE, Marli. Esporte e sociedade: uma relação pautada pela mídia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIêNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26., 2003, Belo Horizonte. Anais [...] . Belo Horizonte: Intercom, 2003. p. 1-10.
HELAL, Ronaldo. Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil. Comunicação, Mídia e Consumo São Paulo ano 8 vol. 8 n. 21 p. 11-37 mar. 2011
MAGALHÃES, André Lourenti. Relatório da grande reportagem: jarda após jarda: a história do futebol americano na televisão brasileira. 2018. 29 f. +. trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.
MARQUES, José Carlos. A “criança difícil do século” – algumas configurações do esporte no velho e no novo milênio. Comunicação, Mídia e Consumo São Paulo ano 8 vol. 8 n. 21 p. 93-112 mar. 2011
MORALES JUNIOR, Valter Ruiz; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. O futebol americano e a teoria dos campos: a análise histórica da modalidade nos Estados Unidos na perspectiva da obra de Pierre Bourdieu. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE), [S.l.], v. 6, n. 1, p. 11-24, dec. 2017. ISSN 2238-0000.
MORALES JUNIOR, Valter. Ruiz., & Rodrigues Marques, R. F. (2016). O futebol americano no estado de São Paulo: disputa por legitimidade entre entidades reguladoras no período de 2012 a 2014. Pensar a Prática, 19(4).
MUÑOZ, Adriel Kaminski. Uma Análise Sobre Fatores que Afetam o Crescimento da Audiência do Futebol Americano no Brasil: um estudo de caso. 2016. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração de Empresas, Administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
PEREIRA, Sthefano Venga; SANTANA, Élcio Eduardo de Paula. A NFL Invade o País do Futebol: a dinâmica de consumo do futebol americano no Brasil. In: Encontro de Gestão e Negócios, Uberlândia, p. 1656-1671, maio 2016.
PILATTI, Luiz Alberto. A lógica da produção do espetáculo: o esporte inserido na indústria do entretenimento. Revista de Economía Política de Las Tecnologías de La Información y Comunicación, São Cristóvão, n. 2, p. 1-18, maio/ago. 2006. Quadrimestral.
PONS, R. V. S. Futebol Americano no Brasil: um estudo com inspiração etnográfica sobre as práticas de consumo. 2013. Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto COPPEAD de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
PRONI, Marcelo Weishaupt. Esporte espetáculo e futebol-empresa. 1998. 262f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP.
ROCHA, Camilla Rodrigues Netto da Costa. O consumo simbólico do esporte e o jornalismo feminista: entrecruzamentos discursivos na representação da mulher esportista na imprensa feita por e para mulheres. 2020. [131 f.]. Tese (Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo].
RODRIGUES, Fabrizio França. Empréstimo terminológico na tradução de textos técnicos sobre futebol americano. 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
RODRIGUES, Francisco Xavier Freire et al. Futebol americano no país do futebol: o caso do Cuiabá Arsenal. Revista do Departamento de Ciências Humanas, Santa Cruz do Sul, v. 2, n. 41, p. 227-247, dez. 2014.
RODRIGUES, Francisco Xavier Freire; BUENO, Igor Alexandre Silva. A construção de uma demanda esportiva: o surgimento do futebol americano em Cuiabá/MT. Sinais, Vitória, v. 1, n. 23, p. 16-36, 2019. Semestral.
SANFELICE, Gustavo Roese. Campo midiático e campo esportivo: suas relações e construções simbólicas. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 31, n. 2, p. 137-153, janeiro 2010
SILVA JUNIOR, João Reginaldo. Hashtag Touchdown: Análise da utilização da segunda tela nas transmissões de futebol americano pela ESPN. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
SOUZA, Juliano de; MARCHI JUNIOR, Wanderley. Bourdieu e a sociologia do esporte. Contribuições, abrangência e desdobramentos teóricos. Tempo soc., São Paulo , v. 29, n. 2, p. 243-286, May 2017 .
TOMAZETT, Luciano de Castro. A paixão pelo futebol e a construção de uma nova identidade: indústria cultural excita, freud explica. Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Esporte e Sociedade, Niterói, v. 4, n. 11, p. 1-23, mar./jul. 2009. Quadrimestral.
VASCONCELOS, Pedro Paula de Oliveira; RIOS, Riverson. Televisão e internet: os processos de interação nas transmissões de futebol americano no canal ESPN. In: Congresso de Ciências da Comunicação na região nordeste, 13., 2011, Maceió. Anais [...] . Maceió: Intercom, 2011. p. 1-13.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thalita Fomin Storel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0