O podcast regional e a categorização do conteúdo produzido no Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v27i1p124-145Palavras-chave:
Comunicação Regional, Convergência, Podcast, Mídia Sonora, TocantinsResumo
Os objetivos desta pesquisa são categorizar e analisar os podcasts desenvolvidos no Tocantins, estado da região Norte do Brasil, cuja tipologia foi elaborada a partir do levantamento realizado no ano de 2021, bem como verificar se a mídia produzida possui características de comunicação regional. A investigação se baseia em estudos sobre comunicação regional e de proximidade, podcast, além da observação participante para a coleta de dados. No total, foram encontrados 83 podcasts produzidos no Tocantins e que estão disponíveis nas principais plataformas de streaming. Para a análise foram selecionados quatro podcasts referentes a cada tipologia relacionada à técnica de produção. Em seguida, foi feita a análise de conteúdo dos produtos. O resultado apontou que o podcast tocantinense possui características de comunicação regional, sendo utilizado como uma maneira de disponibilizar conteúdo em diferentes plataformas sem utilizar características próprias de podcasts.
Downloads
Referências
CAMPONEZ, C. Jornalismo de Proximidade: rituais de comunicação na imprensa regional. Coimbra: Minerva Coimbra, 2002.
CASTELLS, M. Fluxos, Redes e Identidades: Uma Teoria Crítica da Sociedade Informacional. In: Castells, M. (Org.). Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FONTCUBERTA, M. Temário. In: FONTCUBERTA, M.; BORRAT, H. Periódicos:sistemas complejos, narradores en interacción. Buenos Aires: La Crujía ediciones, 2006.
LOPÉZ GARCÍA, X. Ciberperiodismo em laproximidad. Sevilha: Comunicación Social, 2008.
KISCHINHEVSKY, M. O rádio sem onda – Convergência digital e novos desafios na radiodifusão. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
PERUZZO, C. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Revista Comunicação e Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 26, n. 43, 2005. Disponivel em: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v26n43p67-84. Acesso em: 15 jan. 2021.
SELLAS, T. El podcasting en las relaciones públicas: la voz de lãs organizaciones em la web 2.0. In: FERNÁNDEZ-QUIJADA, D.; RAMOS-SERRANO, M. (Org.). Tecnologías de la persuasión: uso de las TIC em publicidad y relaciones públicas. Barcelona: UOC, 2015. p.197-214.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Tereza Lemes Moreira Carneiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0