A revista na era digital: paradigmas e formatos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v27i1p108-123

Palavras-chave:

revista digital; cibercultura, interação; formatos; paradigmas

Resumo

Na cibercultura, os veículos tradicionais precisam se alterar para estarem compatíveis com a mídia digital, com técnicas de atualização contínua e promoção da interação. Para compreender como ocorreu este fenômeno na mídia revista, o objetivo deste artigo é contextualizar a migração das revistas impressas para a mídia digital e identificar as diferentes plataformas desses veículos na contemporaneidade.  O percurso metodológico compreende a pesquisa bibliográfica e a pesquisa descritiva que definem e apresentam o novo ecossistema das revistas digitais, seus novos paradigmas e formatos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Morian Policeno dos Santos , Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

    Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista

Referências

ALZAMORA G; TÁRCIA L. Convergência e transmídia: galáxias semânticas e narrativas emergentes em jornalismo. In: SBPJor - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2012.

AZUBEL, L. L. R. Jornalismo de revista: um olhar complexo. In: RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 257-274, 2013. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/58942 > Acesso em 01 de fevereiro de 2021.

BARROS, S.; CUNHA, R.; NATANSOHN, G.; SILVA, T. Revistas on-line: do papel às telinhas. In: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. v. 4. n.1. Minas Gerais: UFJF, 2010. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20936/11310 > Acesso em 18 de julho de 2020.

BARROS, S.; GUEDES, C.; NATANSOHN, G. Revistas on-line, redes sociais e leitura. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo, 2009. Disponível em: < https://www.academia.edu/6919441/Revistas_online_redes_sociais_e_leitura > Acesso em 18 de julho de 2020.

CARAS. Disponível em: < https://caras.uol.com.br/ > Acesso em 23 de junho de 2021.

CANDELLO, H. C. S. P. A semiótica das revistas digitais. 114 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, 2006.

CANESSO, N. Publicidade na Internet. Um estudo dos formatos de anúncios on-line. In: XXVII Intercom. Salvador: Faculdades Jorge Armado, 2004. Disponível em: < http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/5303288387928841440306421364345689975 0.pdf > Acesso em 10 de Setembro de 2020.

CUNHA, R. E. S.; NATANSOHN, G. Revistas brasileiras online em plataformas móveis. In: Revista Eco-Pós. v. 13, n.1. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em:< https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/890/0 > Acesso em 18 de julho de 2020.

DOURADO, T. M. S. G. Modelos de revistas em formatos digitais: novas ideias e um conceito ampliado. In: Revista Leituras do Jornalismo. Salvador: UFBA, 2014, p. 109-124. Disponível em: < https://www3.faac.unesp.br/leiturasdojornalismo/index.php/leiturasdojornalismo/article/

view/4/17 > Acesso em 18 de julho de 2020.

FERREIRA F. M.; FILHO M. F. Contrastes, conflitos e adaptações do jornalismo online e offline. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Ouro Preto/MG, 2012.

FORECHI, M. P.; FLORES, N.; MELO, C. Jornalismo Digital e Cibercultura. Porto Alegre: Editora Sagah, 2020.

FREIRE, M. Do Armazém à Amazon: uma proposta de tipologia das revistas digitais através dos gêneros jornalísticos. In: NATANSOHN, G. et al. Jornalismo de Revista em redes digitais. [S. l.: s. n.], 2012. cap., p. 29-58.

GOOGLE. Google Imagens. Disponível em: < https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=ri&ogbl > Acesso em 28 de janeiro de 2022.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. Tradução de Susana Alexandrina. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, H. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Tradução: Patrícia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014.

KNOLL., G., F.; GHISLENI, T., S.; REZER., R. M. Comunicação na ambiência digital: Análise da Publicidade no Instagram de marcas de vestuário. In: Revista Contemporânea Comunicação e Cultura, UFBA, v. v.18, ed. n.02, p. 120-144, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/25733/23363. Acesso em: 13 jan. 2022.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008. 295 p.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed 34, 1999.

LÉVY, P. Neutralidade da internet: ‘Brasil está na vanguarda’, diz Pierre Lévy. [Entrevista cedida a] Rennan Setti. O Globo, Rio de Janeiro, 14 mar. 2014. Disponível em: https://glo.bo/2JFujdQ. Acesso em: 27 de fevereiro de 2021.

NATANSOHN, G. Jornalismo de revista em redes digitais. EDUFBA: Salvador, 2013. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16777/1/jornalismo-de-revista-em-redes-digitais.pdf > Acesso em 19 de abril de 2021.

PALACIOS, M. Ruptura, continuidade e potencialização no jornalismo on-line: o lugar da memória. Salvador: Calandra, 2003.

http://www.elsevier.com/locate/comphumbeh. Acesso em 10/02/2021.

SANTI V. Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games. In: Contracampo - Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - Universidade Federal Fluminense, 2010.

SCOLARI, C. A, Emagazines: la evolución de las interfaces informativas. In: Jornalismo de revista em redes digitais. EDUFBA: Salvador, 2013.

SILVA, R. Jornalismo e inovação: um estudo sobre as práticas jornalísticas do Buzzfeed News BR”. Monografia submetida à banca de Graduação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

SOUSA, M. C. E. A dinâmica da notícia nas redes sociais na internet: a forma de apresentação das postagens no Twitter e no Facebook. In: Revista Fronteiras – estudos midiáticos. São Leopoldo, Unisinos, 2015, p.199-212. Disponível em: < http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.172.07 > Acesso em 07 de Janeiro de 2021.

SOUZA, V. Quem é que vai pagar por isso? Um olhar sobre os modelos de negócio no Jornalismo em mídias digitais. Revista Alterjor/USP, 2017.Disponível em: revistas.usp.br/alterjor/article/view/134479. Acesso em 10 de dezembro de 2020

SUPERINTERESSANTE. Disponível em: < https://super.abril.com.br/ > Acesso em 23 de junho de 2021.

TAVARES, F. M. B.; BERGER, C. ; BERGANZA CONDE, M. R. La revista en el centro de una problemática investigativa sobre periodismo y calidad de vida: un estudio sobre Vida Simples (Brasil). In: III Congreso Internacional de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, 2012, Tarragona. III Congreso Internacional de la AE-IC. Tarragona: Universidad Rovira i Virgili, 2012. v. 3. p. 1-1.

TAVARES, F. M. B.; BERGER, C. BERGANZA CONDE, M. R. La revista en el centro de una problemática investigativa sobre periodismo y calidad de vida: un estudio sobre Vida Simples (Brasil). In: III Congreso Internacional de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, 2012, Tarragona. III Congreso Internacional de la AE-IC. Tarragona: Universidad Rovira i Virgili, 2012. v. 3. p. 1-1.

TODATEEN. Disponível em: < https://todateen.uol.com.br/ > Acesso em 23 de junho de 2021

TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009. Disponível em: < https://sopublicando.com.br/loja/wp-content/uploads/2019/02/A-Biblia-do-Marketing-Digital-Claudio-Torres.pdf > Acesso em 11 de fevereiro de 2021.

TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2° Edição, 2018.

TREVISAN, N., M. (org.) et al. Publicidade on-line. Porto Alegre: Editora Grupo Educação S.A, 2020.

UOL ADS LAB. Uol para Marcas. Disponível em: < https://anuncie.uol.com.br/formatos.htm > Acesso em 21 de julho de 2021.

VEJA. Disponível em: < https://veja.abril.com.br/ > Acesso em 23 de junho de 2021.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

A revista na era digital: paradigmas e formatos. (2023). Revista Alterjor, 27(1), 108-123. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v27i1p108-123