A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MÃE IDOSA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA DO DIA DAS MÃES: COMUNICAÇÃO CONSOLATÓRIA ENTRE O ESTILO AGELESS E AGEFULL DE ENVELHECER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p159-189

Palavras-chave:

Representação social da mãe idosa, Publicidade do Dia das Mães 2021, Femvertising, Velhice, Envelhecimento

Resumo

A amostra da representação social da mãe idosa na publicidade brasileira compreende as publicidades do Dia das Mães de 2021. De caráter quanti-qualitativo, o objetivo foi saber se as mensagens mercadológicas validaram estereótipos e preconceitos de uma imagem sempre jovem e em boa forma da mulher, ou se questionavam ideologias e relações de poder para valorizar a diversidade do gênero feminino, a partir dos pilares de empoderamento do femvertising. Foram coletados anúncios em revistas impressas e digitais, mídias sociais e numa emissora de TV aberta. Prevaleceu a imagem da mãe jovem e de meia-idade, com uma retórica consolatória em detrimento daquela comunicação de acréscimo nutritivo que quebra valores e padrões do establishment social vigente. Mas notou-se também uma tendência na direção de um estilo agefull de envelhecer, que procura se dissociar da conotação mercadológica que teria tomado conta da expressão ageless.

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Biografia do Autor

  • César Augusto Sampaio, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Publicitário. Doutorando em Comunicação. UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- FAAC (Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação) Bauru, SP.

  • Lucilene dos Santos Gonzales, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Livre-docente em "Comunicação, consumo e linguagem" desde março de 2022, a professora tem experiência no ensino superior desde 1994. Docente da Pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação da Faac, Unesp de Bauru. Atua na graduação nas disciplinas de Linguagem da Comunicação - sonora, audiovisual, escrita (impressa e on-line) -, e na pós-graduação pesquisa principalmente na área de Publicidade e Propaganda, sobre a qual publica e orienta dissertações de mestrado e iniciação científica. Desde 2004 é professora na FAAC da Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - de Bauru, no cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Desenvolveu na FAAC, de 2008 a 2015, o projeto de extensão Agência Propagação, uma agência de propaganda com alunos de Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Design para a produção do Minuto Consciente, propagandas sociais veiculadas pela Rádio Unesp FM.

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MÃE IDOSA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA DO DIA DAS MÃES: COMUNICAÇÃO CONSOLATÓRIA ENTRE O ESTILO AGELESS E AGEFULL DE ENVELHECER. (2023). Revista Alterjor, 28(2), 159-189. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p159-189