O JORNALISMO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRO: NOTAS SOBRE UMA TRAJETÓRIA ACIDENTADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p525-545

Palavras-chave:

Jornalismo em educação, Mídia impressa, Jornalismo especializado

Resumo

No Brasil, a historiografia do jornalismo em educação é lacunar. Por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental, este trabalho pretende evidenciar as linhas de força que conferiram ao campo suas configurações atuais. Focado na mídia impressa nacional, o escopo abrange experiências pioneiras na primeira metade do século 20, a expansão da editoria nos jornais, os ciclos de enxugamento sazonal, o surgimento das revistas para professores, o colapso de publicações na década de 2010 e o aparecimento de novos atores não-jornalísticos como produtores de informação, análise e opinião sobre educação. Evidenciam-se as descontinuidades da editoria, sua fraca autonomia frente a pressões externas dos campos da política e da economia e sua fragilidade enquanto instituição formadora de disposições de habitus profissionais.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Pelegrini Ratier, Universidade de São Paulo

    Professor doutor do departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). Pesquisador do grupo de pesquisa COM+, vinculado ao CJE-ECA-USP. 

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

O JORNALISMO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRO: NOTAS SOBRE UMA TRAJETÓRIA ACIDENTADA. (2023). Revista Alterjor, 28(2), 525-545. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p525-545