Acessibilidade e deficiência visual: as experiências dos alunos da Escola Louis Braille de Pelotas com a televisão e o telejornalismo

Autores

  • Michele Negrini Universidade Federal de Pelotas
  • Beatriz Regina Gomes Pereira Universidade Federal de Pelotas
  • Caetano Retzlaff dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Ester Caetano Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v32i2p78-95

Palavras-chave:

Audiodescrição, Televisão, Telejornalismo, Inclusão, Acessibilidade, Escola Louis Braille

Resumo

Esse estudo é dedicado à reflexão e ao entendimento das experiências de pessoas com deficiência visual, mais especificamente de alunos da Escola Louis Braille de Pelotas, em relação à ferramenta de Audiodescrição, enfocando questões de acessibilidade voltadas para esse público no contexto televisivo. Para investigar essas dinâmicas, foram realizadas três visitas à escola em questão, nas quais, a partir de interações com os discentes, foi possível explorar suas experiências com a TV, principalmente no âmbito telejornalístico. Assim, esta pesquisa busca compreender perspectivas, vivências e desafios enfrentados pelos alunos, enfatizando a importância da acessibilidade na TV.

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Biografia do Autor

  • Michele Negrini, Universidade Federal de Pelotas

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria; mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Realizou estágio pós-doutoral no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da UFBA. Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele).E-mail: mmnegrini@yahoo.com.br.

  • Beatriz Regina Gomes Pereira, Universidade Federal de Pelotas

    Acadêmica do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. E-mail: beatrizreginagp@hotmail.com

  • Caetano Retzlaff dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

    Acadêmico do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas.

  • Ester Caetano, Universidade Federal de Pelotas

    Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas. E-mail: estercaetano660@gmail.com

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Negrini, M., Pereira, B. R. G. ., Santos, C. R. dos ., & Caetano, E. . (2025). Acessibilidade e deficiência visual: as experiências dos alunos da Escola Louis Braille de Pelotas com a televisão e o telejornalismo. Revista Alterjor, 32(2), 78-95. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v32i2p78-95