Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa
Palavras-chave:
Jornalismo, Radiorreportagem, Universo sonoro, Cultura popular, Metodologia de pesquisaResumo
Este trabalho trata da pesquisa em Radiojornalismo a partir da apresentação de uma metodologia de pesquisa que objetiva levar à reflexão por meio de uma cobertura jornalística alternativa, voltada ao relato do cotidiano e à valorização da cultura popular, tendo como base a construção da narrativa da radiorreportagem por meio da reconstrução de espaços sonoros. A reportagem no rádio, partindo-se do pressuposto do relato presencial, é aqui entendida como forma de se intensificar as potencialidades do meio, já que possibilita informar pela projeção-identificação. Busca-se, desse modo, compreender as formas de preencher lacunas deixadas por rádios convencionais, partindo-se da constatação de uma predominante homogeneização em termos de conteúdos e formatos. E, além disso, o modelo de pesquisa de que trata este estudo possui o caráter didático de possibilitar a reflexão e a aprendizagem do estudante de gradução de JornalismoDownloads
Downloads
Publicado
2012-09-09
Edição
Seção
Dossiês
Licença
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Como Citar
Rocha, L. B., & Cabral, N. L. S. C. (2012). Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa. Revista Alterjor, 3(1), 1-13. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225