Mídia Regional/Local e Comunidade: o cotidiano escolar nas páginas dos jornais de bairro paulistanos
Palavras-chave:
Cotidiano escolar, Mídia local, Jornais de bairro, São Paulo, Integração escola e comunidade localResumo
A globalização trouxe mudanças significativas para a sociedade do século XXI. O encurtamento “virtual” das distâncias, no entanto, fez com que a preocupação pelos acontecimentos locais fosse evidenciada. Nesse contexto, a mídia local exerce uma importante função informativa aos cidadãos residentes em uma determinada região. Por sua vez, a instituição escolar (pública e/ou privada) gera em seu cotidiano projetos, eventos, trocas culturais, além de outras atitudes merecedoras do conhecimento da população em que o estabelecimento está inserido. No município de São Paulo, os jornais de bairros (distribuídos, em sua maioria, gratuitamente), são os principais veículos de comunicação local onde o cotidiano escolar é difundido. Diante dessa conjuntura, o presente trabalho terá como objetivo investigar o papel da mídia local paulistana (em especial, os jornais de bairro) na disseminação dos fatos ocorridos na escola e, consequentemente, na integração entre instituição escolar e comunidadeDownloads
Downloads
Publicado
2012-09-09
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Como Citar
Rosa, G. D. D. (2012). Mídia Regional/Local e Comunidade: o cotidiano escolar nas páginas dos jornais de bairro paulistanos. Revista Alterjor, 3(1), 1-11. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88227