A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior
Palavras-chave:
Imaginário, Conhecimento, ProfessoresResumo
Este artigo se propôs identificar, por meio de pesquisa culturanalítica, o imaginário de um grupo de professores, diante da construção do conhecimento de seu alunado, em uma Instituição de Ensino Superior de Luziânia - GO. Foi utilizado no levantamento dos dados míticos do grupo sujeito da pesquisa, o Arquétipo Teste dos Nove Elementos – o AT-9, de Yves Durand e a escuta sensível. Foram colhidas as representações mítico-simbólicas no imaginário do grupo. A análise dos protocolos do AT-9, complementadas com a escuta, revelou a emergência de um imaginário com estrutura polarizada no regime diurno das imagens, mais precisamente na estrutura heróica. Ficou evidente a correspondência da estrutura do imaginário emergida com as falas e posturas dos componentes da equipe de professoresDownloads
Downloads
Publicado
2012-09-09
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Como Citar
Lima, G. D., & Fernandes, L. P. (2012). A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Alterjor, 4(2), 1-17. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236