Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia

Autores

  • Gibran Luis Lachowski Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Campus de Alto Araguaia

Palavras-chave:

Interesse público, Concepção social, Humanização da narrativa, Laboratório de sentidos, Apuração jornalística

Resumo

Este artigo apresenta uma perspectiva de ensino do jornalismo pautada numa concepção social, de valorização do interesse público e humanização da narrativa dos fatos, em contrapartida a um modelo mercadológico e imediatista, prevalente no Brasil. Destaca uma experiência pedagógica pautada na potencialização dos cinco sentidos (olfato, tato, audição, visão e paladar) – “laboratório de sentidos” –, desenvolvida com estudantes do curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)campus de Alto Araguaia, com vistas a agregar sensibilidade ao ferramental de apuração de dados, fortalecendo o teor de responsabilidade social da profissão frente à objetividade mecanicista repercutida pelo padrão hegemônico de como fazer.

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Biografia do Autor

  • Gibran Luis Lachowski, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Campus de Alto Araguaia
    Graduado em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) e mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)\campus de Cuiabá. Professor do curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)\campus de Alto Araguaia e integrante do grupo de pesquisa “Comunicação, Cultura e Sociedade”, linha “Jornalismo, Sociedade e Política”, da mesma instituição.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Lachowski, G. L. (2013). Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia. Revista Alterjor, 7(1), 1-15. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279