Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia
Palavras-chave:
Interesse público, Concepção social, Humanização da narrativa, Laboratório de sentidos, Apuração jornalísticaResumo
Este artigo apresenta uma perspectiva de ensino do jornalismo pautada numa concepção social, de valorização do interesse público e humanização da narrativa dos fatos, em contrapartida a um modelo mercadológico e imediatista, prevalente no Brasil. Destaca uma experiência pedagógica pautada na potencialização dos cinco sentidos (olfato, tato, audição, visão e paladar) – “laboratório de sentidos” –, desenvolvida com estudantes do curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)campus de Alto Araguaia, com vistas a agregar sensibilidade ao ferramental de apuração de dados, fortalecendo o teor de responsabilidade social da profissão frente à objetividade mecanicista repercutida pelo padrão hegemônico de como fazer.Downloads
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Publicado
2013-06-30
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Lachowski, G. L. (2013). Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia. Revista Alterjor, 7(1), 1-15. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279