Ferramenta para Identificação de Publicidade Contraintuitiva e sua Aplicabilidade
Palavras-chave:
publicidade contraintuitiva, ferramenta, estereótipo, minoria social, LGBTQIAResumo
Este artigo discute a publicidade contraintuitiva como uma abordagem para o deslocamento de estereótipos. O intuito é desenvolver uma ferramenta baseada na Design Science Research (LACERDA et al., 2013) que possa auxiliar na identificação de publicidade contraintuitiva. A conceituação de termos como estereótipo (BRAGALIA et al., 2017) e crença (PEREIRA, 2002) fizeram-se necessários para atingir o objetivo. A pesquisa possui caráter qualitativo, o método da coleta de dados constitui-se de maneira flutuante, e a análise – da campanha Parada BK do Burger King – ocorre segundo a ferramenta proposta pelos autores. Os resultados obtidos evidenciam a eficiência da ferramenta e classifica a publicidade – Parada BK – que teve como tema central a comunidade LGBTQIA+ como contraintuitiva.
Downloads
Referências
BRAGALIA, Ana Paula; MARTINS, Ingrid Schumann Seabra; DIAS, Julia Santos Rodrigues. Publicidade e Estereótipos. In: BRAGALIA, Ana Paula; MARTINS, Ingrid Schumann Seabra; DIAS, Julia Santos Rodrigues (org.). Ética na publicidade: por uma nova sociedade de consumo. Editora Multifoco, 2017. Cap. 2. p. 117-171.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 11. ed. Brasília: Editora Unb, 1998. Título original: Dizionario di política. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17973/material/Norberto-Bobbio-Dicionario-de-Politica.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
DIAS, Surenã. As 6 paradas LGBTs mais famosas do mundo. 2019. Observatório G. Disponível em: https://observatoriog.bol.uol.com.br/listas/as-6-paradas-lgbts-mais-famosas-do-mundo. Acesso em: 15 jun. 2022.
FRY, Peter. Estética e política: relações entre “raça”, publicidade e produção da beleza no brasil. In: GOLDERBERG, Mirian (org.). Nu e vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 187-201. Tradução de: Maria Beatriz de Medina.
GUAZINA, Liziane. O CONCEITO DE MÍDIA NA COMUNICAÇÃO E NA CIÊNCIA POLÍTICA: desafios interdisciplinares. Revista Debates, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 49-64, 2007.
INFOMONEY. BK Brasil (BKBR3). Disponível em: https://www.infomoney.com.br/cotacoes/burger-king-bkbr3/grafico/. Acesso em: 22 set. 2021.
LACERDA, Daniel Pacheco; DRESCH, Aline; PROENÇA, Adriano; ANTUNES JÚNIOR, José Antonio Valle. Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção. Gestão & Produção, [S.L.], v. 20, n. 4, p. 741-761, 26 nov. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2013005000014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/3CZmL4JJxLmxCv6b3pnQ8pq/?lang=pt. Acesso em: 16 jun. 2022.
LEITE, Francisco. Comunicação e cognição: os efeitos da propaganda contra-intuitiva no deslocamento de crenças e estereótipos. Ciências & Cognição, [s. l], v. 13, p. 131-141, 31 mar. 2008. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/685. Acesso em: 16 jun. 2022.
LEITE, F.. Por outras expressões do negro na mídia: a publicidade contraintuitiva como narrativa desestabilizadora dos estereótipos. In: BATISTA, L.L.; LEITE. F;. (Org.). O Negro nos Espaços Publicitários Brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. 1ed.São Paulo: ECA/USP e CONE/ PMSP, 2011, v. 1, p. 223-242.
LIPPMANN, Walter. Opinião Pública. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. Tradução de Jacques A. Wainberg.
MOZDZENSKI, Leonardo Pinheiro. Outvertising – a publicidade fora do armário: retóricas do consumo lgbt e retóricas da publicidade lacração na contemporaneidade. 2019. 311 f. Tese (Doutorado em Comunicação), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35630. Acesso em: 16 jun. 2022.
MUNDO DO MARKETING. Burger King cria a Parada BK pelo orgulho LGBT+. 2021. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/ativacoes/292/burger-king-cria-a-parada-bk-pelo-orgulho-lgbt.html. Acesso em: 16 jun. 2022..
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Folha informativa sobre COVID-19. [2021]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 17 set. 2021.
PEREIRA, Marcos Emanoel. Psicologia Social de estereótipos. Epu, Ed. Pedagógica e Universitária, 2002.
PEREIRA, Marcos Emanoel et al. Estereótipos e preconceitos nas inserções publicitárias difundidas no horário nobre da televisão baiana. In: BATISTA, Leandro Leonardo; LEITE, Francisco (org.). O Negro nos Espaços Publicitários Brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo, 2011. p. 87-104.
PORTAL DO FRANCHISING. Franquia Burger King Brasil. Disponível em: https://franquias.portaldofranchising.com.br/franquia-burger-king-brasil/. Acesso em: 08 set. 2021.
SHEHABUDDEEN, Noordin et al. Management representations and approaches: exploring issues surrounding frameworks. Working Paper for BAM. Edinburgh: University of Cambridge, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 David da Silva Ferreira de Sousa, Débora Cristina Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.