Ferramenta para Identificação de Publicidade Contraintuitiva e sua Aplicabilidade

Autores

  • David da Silva Ferreira de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Débora Cristina Tavares Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

publicidade contraintuitiva, ferramenta, estereótipo, minoria social, LGBTQIA

Resumo

Este artigo discute a publicidade contraintuitiva como uma abordagem para o deslocamento de estereótipos. O intuito é desenvolver uma ferramenta baseada na Design Science Research (LACERDA et al., 2013) que possa auxiliar na identificação de publicidade contraintuitiva. A conceituação de termos como estereótipo (BRAGALIA et al., 2017) e crença (PEREIRA, 2002) fizeram-se necessários para atingir o objetivo. A pesquisa possui caráter qualitativo, o método da coleta de dados constitui-se de maneira flutuante, e a análise – da campanha Parada BK do Burger King – ocorre segundo a ferramenta proposta pelos autores. Os resultados obtidos evidenciam a eficiência da ferramenta e classifica a publicidade – Parada BK – que teve como tema central a comunidade LGBTQIA+ como contraintuitiva.

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

Sousa, D. da S. F. de, & Tavares, D. C. . (2022). Ferramenta para Identificação de Publicidade Contraintuitiva e sua Aplicabilidade. Anagrama, 16(1). https://revistas.usp.br/anagrama/article/view/195534