Reações públicas no Twitter às estratégias do Sleeping Giants Brasil para desmonetizar sites que promovem desinformação e discursos de ódio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.212437Palavras-chave:
comunicação, desinformação, redes sociais, discurso de ódio, desmonetizaçãoResumo
O artigo analisa as respostas de usuários na rede social do Twitter ao perfil Sleeping Giants Brasil, movimento que promove denúncias de anunciantes e plataformas de financiamento direto de sites que disseminam conteúdos falsos ou discriminatórios. A partir de classificação das postagens entre mensagens de cobrança ou ameaças de boicote sobre financiadores de fake news e hate speech, além de postagens que explicam as ações de desmonetização, a pesquisa constrói tipologia de reações do público a favor das campanhas, ou com comentários críticos que questionam os métodos ou os objetivos da desmonetização, criticada por ser forma indireta de censura ou perseguição ideológica.
Downloads
Referências
ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, Nashville, v. 31, n. 2, p. 211-36, abr-jun, 2017. Doi: 10.1257/jep.31.2.211.
BEZERRA, A.C.; BORGES, J. Sleeping Giants: a ofensiva moral dos gigantes adormecidos contra o novo regime de desinformação. EPTIC, São Cristóvão, v. 23, n. 1, jan.-abr. 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/15348. Acesso em 20 maio 2023.
BERGAMO, Mônica. Justiça determina que Twitter revele dados de criadores da página Sleeping Giants. Folha de S. Paulo, 24 agosto 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2020/08/justica-determina-que-twitter-revele-dados-de-criadores-da-pagina-sleeping-giants.shtml. Acesso em 20 maio 2023.
BRAUN, J.A.; COAKLEY, J.D.; WEST, E. Activism, Advertising, and Far-Right Media: The Case of Sleeping Giants. Media and Communication, Lisboa, vol. 7, n. 4, p 68–79, 2019. Doi: 10.17645/mac.v7i4.2280.
DEMARCHI, C.H. A campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira. 2010. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/89367. Acesso em 20 maio 2023.
FGV/DAPP. Discurso de ódio em ambientes digitais: definições, especificidades e contexto da discriminação on-line no Brasil a partir do Twitter e do Facebook. Rio de Janeiro: FGV/DAPP, 2021. Disponível em: https://democraciadigital.dapp.fgv.br/estudos/discurso-de-odio-em-ambientes-digitais. Acesso em 20 maio 2023.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. New York: Routledge, 2003.
JANSEN, S. C. Ambiguities and imperatives of market censorship: the brief history of a critical concept. Westminster Papers in Communication and Culture, v. 7, n. 2, p. 12-30, 2010. Doi: 10.16997/wpcc.141.
LESSIG, Lawrence. Code version 2.0. New York: Basic books, 2006.
NALON, T.; RIBEIRO, A. Como sete sites lucraram com anúncios no Google ao publicar desinformação sobre a pandemia. Aos Fatos, 21 maio 2020. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/como-sete-sites-lucraram-com-anuncios-no-google-ao-publicar-desinformacao-sobre-pandemia. Acesso em 20 maio 2023.
NAPOLITANO, C.J.; STROPPA, T. O Supremo Tribunal Federal e o discurso de ódio nas redes sociais: exercício de direito versus limites à liberdade de expressão. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v. 7, n. 3, 2017, p. 313-332. Doi: 10.5102/rbpp.v7i3.4920.
PAGANOTTI, I. “Notícias falsas”, problemas reais: propostas de intervenção contra noticiários fraudulentos. In: COSTA, M.C.C.; BLANCO, P. (orgs.). Pós-tudo e crise da democracia. São Paulo: ECA-USP, 2018, p. 96-105. Doi: 10.11606/9788572052092.
PAGANOTTI, Ivan. Expressão, exposição, exploração, explicação e exemplos no caso Sleeping Giants Brasil: critérios para definir alvos em campanhas de desmonetização de sites com notícias falsas e discurso de ódio. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2021, Recife. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2021. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt8-le/ivan-paganotti.pdf. Acesso em 20 maio 2023.
REBS, R.R.; ERNST, A. Haters e o discurso de ódio: entendendo a violência em sites de redes sociais. Diálogo das Letras, Pau dos ferros (RN), v. 06, n. 02, p. 24-44, jul./dez. 2017. Doi: 10.22297/dl.v6i2.2676.
RIBEIRO, M. H.; CALAIS, P. H.: ALMEIDA, V. A. F.; MEIRA JR, W. ‘Everything I Disagree With is #Fake News’: Correlating Political Polarization and Spread of Misinformation. In: Data Science + Journalism. DS+J, 2017, p. 1-8. Proceedings of the Data Science + Journalism. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1706.05924. Acesso em 20 maio 2023.
RIBEIRO, M.M.; ORTELLADO, P. O que são e como lidar com as notícias falsas. SUR, São Paulo, n. 27, v. 15, n. 27, p. 71–83, jul. 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/wp-content/uploads/2018/07/sur-27-portugues-marcio-moretto-ribeiro-pablo-ortellado.pdf. Acesso em 20 maio 2023.
ROSS, A.S.; RIVERS, D.J. Discursive Deflection: Accusation of “Fake News” and the Spread of Mis- and Disinformation in the Tweets of President Trump. Social Media + Society, Thousand Oaks, v. 4, n. 2, p. 1–12, 2018. Doi: 10.1177/2056305118776010.
SANTOS, M. LTWEET: Ferramenta de extração do TWITTER. Versão beta. Labcom Digital, 2019. Disponível em: https://www.labcomdata.com.br. Acesso em 20 maio 2023.
SCHÄFER, G.; LEIVAS, P.G.C.; SANTOS, R.H. Discurso de ódio: da abordagem conceitual ao discurso parlamentar. Revista de Informação Legislativa, Brasília v. 52, n. 207, p. 143-158, jul./set. 2015. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/52/207/ril_v52_n207_p143. Acesso em 20 maio 2023.
SILVA, R.L.; NICHEL, A.; MARTINS, A.C.L.; BORCHARDT, C.K. Discursos de ódio em redes sociais: jurisprudência brasileira. Revista Direito GV, v. 7, n. 2, p. 445-468, dez. 2011. Doi: 10.1590/S1808-24322011000200004.
SROUR, R.H. Por que empresas eticamente orientadas? Organicom, São Paulo, vol. 5, n. 8, p. 59-67, 1º semestre de 2008. Doi: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138967.
TANDOC Jr., E.C.; LIM, Z.W.; LING, R. Defining 'Fake News' - A typology of scholarly definitions. Digital Journalism, Abingdon, v. 6, n. 2, p. 137-153, ago. 2017. Doi: 10.1080/21670811.2017.1360143.
UNITED NATIONS. Strategy and plan of action on hate speech. New York: United Nations Office on Genocide Prevention and the Responsibility to Protect, 2019. Disponível em: https://www.un.org/en/genocideprevention/hate-speech-strategy.shtml. Acesso em 20 maio 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diogo Alegranzi Cavalcante, Ivan Paganotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2020/15055-9;2021/11610-0 -
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 306275/2022-8