Reafirmando o conceito de cinema limítrofe: análise comparativa entre os primeiros filmes e os últimos projetos audiovisuais de David Lynch
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.108974Keywords:
Cinema contemporâneo, Cinema limítrofe, Autoria, Gêneros cinematográficos, David Lynch, Análise fílmicaAbstract
O cinema do diretor norte-americano David Lynch se mantém em uma linha fronteiriça entre temas opostos, ao trabalhar com contrastes e analogias. Algumas dessas oposições foram extraídas do expressionismo, como o uso do claro e do escuro, também visto no cinema noir. Mas o traço marcante do diretor é a questão onírica, inspirada no surrealismo. Dessa forma, Lynch mistura o cinema narrativo clássico e o filme de gênero com os cinemas de vanguarda e o filme experimental, causando estranhamento e angústia, realizando o que pode ser chamado de “cinema limítrofe” (FERRARAZ, 2003). Com base em tais considerações, busca-se aqui apontar se estes traços autorais, notados nas primeiras obras do cineasta, continuam sendo empregados em seus últimos trabalhos, especialmente a partir do filme Cidade dos sonhos (2001), voltando as atenções também para suas obras audiovisuais feitas para TV, vídeo e internet. Assim, essa pesquisa de IC vincula-se ao projeto Autoria e gêneros(s) no cinema limítrofe de David Lynch, desenvolvida e supervisionada pelo orientador Rogério FerrarazDownloads
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Published
2016-01-04
Issue
Section
Artigos
How to Cite
Silveira, G. D. M., & Ferraraz, R. (2016). Reafirmando o conceito de cinema limítrofe: análise comparativa entre os primeiros filmes e os últimos projetos audiovisuais de David Lynch. Anagrama, 10(1), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.108974