Comportamento de leitores de jornalismo online: análise da interação na fanpage do portal UOL

Autores

  • Leandro de Souza Pereira Acadêmico do 7º. Período de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Email: leandrossouzap@gmail.com
  • Valquiria Michela John

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.118027

Palavras-chave:

Facebook, Portal UOL, Interação, Análise de Conteúdo.

Resumo

Esta pesquisa discute a interação com o conteúdo jornalístico no âmbito do ciberespaço por meio da análise dos posts da fanpage do Portal UOL para analisar os temas de interesse dos seus seguidores. Neste artigo, apresenta-se o processo de interação do conteúdo eleito que mais gerou impacto pelos internautas na rede social. Como procedimento, optou-se pela análise da fanpage no período de 24 horas. Ao todo, 122 posts foram coletados na íntegra juntamente com seus comentários, curtidas e compartilhamentos. A análise foi realizada através da técnica de categorização das editorias e do modelo de análise de conteúdo, proposto por Herscovitz (2007). Os resultados apontam que as editorias de Celebridades e Entretenimento são as principais desencadeadoras de interação por parte da audiência da fanpage.

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Biografia do Autor

  • Valquiria Michela John

    Orientadora da pesquisa. Doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Professora do curso de Jornalismo da Univali, pesquisadora do grupo Monitor de Mídia. Email: val@univali.br

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Publicado

2016-07-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pereira, L. de S., & John, V. M. (2016). Comportamento de leitores de jornalismo online: análise da interação na fanpage do portal UOL. Anagrama, 10(2). https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.118027