português
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.175977Keywords:
análise do discurso, ideologia, comunicação, entregadores, persuasãoAbstract
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as relações entre linguagem, ideologia e persuasão a partir de autores que se debruçaram sobre a análise do discurso e a interface entre educação e comunicação, como Adilson Citelli (2001) e Dominique Maingueneau (2004). Para contextualizar essas relações foi utilizado um episódio recente que atingiu determinados níveis da mídia brasileira, o vídeo viral de uma das lideranças do movimento de Entregadores Antifascistas em São Paulo, que explicitou os encontros e conflitos que são parte da comunicação mediada por dispositivos comunicacionais virtuais. Resulta dessas reflexões a noção de que toda enunciação é um fazer crer que demanda compreensão da mediação dos dispositivos comunicacionais que a integram, em conjunto com uma investigação dos signos como produtos históricos, para análise dos impactos dos discursos e seus níveis de persuasão.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Anagrama
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.