Jovens em Liberdade Assistida e a Escola: é possível essa relação?

Authors

  • Daniel Cardoso Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35469

Keywords:

Liberdade Assistida, Educação, Estigma, ECA.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi analisar, sob uma perspectiva sociológica, a relação da instituição escolar com adolescentes e jovens que cometeram atos infracionais, bem como, o papel que as Organizações Não Governamentais têm nesse processo. Como envolve diversos atores, tais relações são complexas e tendem a ser conflituosas. O referencial teórico para análise dessas relações foi amplamente apoiado em Michel Foucault, Zygmunt Bauman e Norbert Elias

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Daniel Cardoso, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, educador popular, desenvolve pesquisa e estudos sobre direitos humanos e educação juntamente com a professora Flávia Schilling, além de integrar o grupo de pesquisa sobre o Ensino Fundamental de 9 anos, coordenado pela professora Lisete Arelaro. É membro fundador do Coletivo Cirandação e Integrante do Grupo de Pesquisa: Coletivo de pesquisadores sobre educação e relações de poder, sobre coordenação do Professor Julio Roberto Groppa Aquino.

Published

2009-06-28

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Cardoso, D. (2009). Jovens em Liberdade Assistida e a Escola: é possível essa relação?. Anagrama, 3(1), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35469