Fragmentos da Moda: o campo da moda no paradigma contemporâneo

Autores

  • Dilermando Gadelha de Vasconcelos Neto
  • Victor Lopes de Souza Universidade Federal do Pará
  • Regina Lúcia Alves de Lima Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68186

Palavras-chave:

Moda, Comunicação, Pós-modernidade

Resumo

Este artigo busca fazer uma reflexão sobre como o fenômeno da moda se transformou na passagem do período moderno ao pós-moderno. Além disso, buscamos evidenciar o papel da moda como uma maneira de comunicação das tenções sociais, funcionando como um espelho da sociedade e como forma de protesto. Como referencial teórico utilizamos as discussões sobre o paradigma contemporâneo propostas por Harvey (2010), Lipovetsky (2008,2009), Jameson (1997, 2006) e Hall (2006). Sobre muda, utilizamos como base os escritos de Calanca (2008) e Braga (2010)

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dilermando Gadelha de Vasconcelos Neto
    É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2013), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Realizou estágio na Assessoria de Comunicação da UFPA (ASCOMUFPA) durante o período de abril de 2010 a fevereiro de 2012. Ainda no primeiro semestre de 2012 realizou intercâmbio acadêmico na Universidade do Porto, em Portugal, com bolsa concedida pelo programa Santander Universidades. Foi bolsista de Iniciação Científica UFPA (2012-13), no projeto Análise de Conteúdos Audiovisuais Midiáticos na Amazônia, vinculado à Faculdade de Comunicação da UFPA e integrante do projeto Análise dos Processos de Produção e Recepção de Conteúdos Audiovisuais Midiáticos Veiculados nas Emissoras de Televisão da Região Norte, financiado pelo CNPQ e pela Capes. Atua principalmente na área de divulgação científica e assessoria de imprensa. Interessa-se também pelas áreas da pesquisa em Moda; Moda e Comunicação; Antropologia; e Religião
  • Victor Lopes de Souza, Universidade Federal do Pará
    Graduando em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Pará
  • Regina Lúcia Alves de Lima, Universidade Federal do Pará
    Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará, com habilitações em Propaganda e Publicidade e jornalismo. Especialista em Teoria e Metodologia da Comunicação pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Política e Comunicação e Comunicaçao pública, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e eleição, legislação e eleição, estratégia, leitor e discurso jornalístico, religião, espaço público, disputas simbólicas de sentido e TV Pública.Como experiência administrativa exerceu o cargo de chefe de departamento do curso de Comunicação Social da UFPa , no período de 2002 a 2004, exerceu o cargo de presidente da Fundaçao Paraense de Radiodifusao (FUNTELPA), de 2007 a 2010 e exerceu também o cargo de presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), no período de julho de 2009 a dezembro de 2010. Além da atividade de professora no curso de Comunicação, ministrou também disciplina no programa de pós-graduação do Núcleo de Altos Estudos Amazônica (NAEA). Atualmente é professora do programa de pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, do Instituto de letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará e Ouvidora da Empresa Brasil de Comunicação-EBC.

Downloads

Publicado

2013-06-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fragmentos da Moda: o campo da moda no paradigma contemporâneo. (2013). Anagrama, 7(1), 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68186