A Sociedade do Século XVI e a Pintura Renascentista Flamenga: análise iconográfica e iconológica da obra Jogos Infantis (1560), de Pieter Bruegel
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35655Palavras-chave:
Pieter Bruegel, Jogos Infantis, Renascimento, Pintura Flamenga, Antuérpia, Manifestações Culturais Populares, Grandes Paisagens.Resumo
Neste artigo busca-se, por meio da análise dos principais aspectos iconográficos e iconológicos referentes ao caso estudado, uma visão geral sobre a produção pictórica dos séculos XVI e XVII na região dos Países Baixos. Distintas da produção renascentista de outras cidades europeias, as obras de determinados pintores da Antuérpia e proximidades apresentavam elementos que fugiam à lógica urbana, predominante na cultura da renascença. Grande exemplo em tais especificidades dentre os pintores de sua época, Pieter Bruegel (1525 - 1569) representa, em muitas de suas grandes paisagens, costumes e festejos referentes a pequenos vilarejos de aparência pobre, afastados de centros urbanos. Visa-se, assim, à compreensão pontual dessas representações de manifestações culturais representadas na obra Jogos Infantis, de 1560Downloads
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Publicado
2012-04-09
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Cabral, A. S. C. (2012). A Sociedade do Século XVI e a Pintura Renascentista Flamenga: análise iconográfica e iconológica da obra Jogos Infantis (1560), de Pieter Bruegel. Anagrama, 5(4), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35655