A Construção da Imagem do Leitor pelos Jornais Pioneiro e Diário de Santa Maria

Authors

  • Rogério Saldanha Corrêa Universidade Federal de Santa Maria
  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68197

Keywords:

Jornal, Leitor, Dispositivo, Contrato de leitura

Abstract

O objetivo do artigo é analisar como os jornais Diário de Santa Maria (DSM) e Pioneiro de Caxias do Sul constroem a imagem do leitor. Os dois periódicos pertencem à Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS) e enquanto o DSM tem uma década, o Pioneiro tem 64 anos, mas foi comprado pela RBS apenas em 1993. Para o estudo foram analisadas as versões online e impressa dos jornais e também realizadas entrevistas com editores, repórteres e gerentes. Mesmo que pertençam à mesma organização midiática, existem diferenças na compreensão do “seu leitor”. Observa-se que a concepção do leitor varia de acordo com o lugar de fala de cada agente midiático

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rogério Saldanha Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria
    Bolsista FIPE júnior 2012 e Pibic/Cnpq 2013. Estudante de Graduação 7º semestre do curso de Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria
    Orientadora da pesquisa. Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos, RS. Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Published

2013-07-26

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Corrêa, R. S., & Borelli, V. (2013). A Construção da Imagem do Leitor pelos Jornais Pioneiro e Diário de Santa Maria. Anagrama, 7(1), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68197