A presença dos moinhos hidráulicos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672015v23n0106Resumo
O presente artigo pretende recolocar a importância do estudo da história da técnica para o entendimento das estruturas agrárias e das paisagens culturais brasileiras. Investigando a história dos moinhos hidráulicos no país, procura-se apontar o potencial existente no estudo da cultura material a eles associada e em uma abordagem histórica da terminologia. Desse modo três grandes questões são abordadas: o papel dos moinhos nas estruturas agrárias do interior do país, as raízes mediterrânicas das técnicas envolvidas na construção desses maquinismos e a importância das mós remanescentes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-06-01
Edição
Seção
Estudos de Cultura Material
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANDRADE, Francisco de Carvalho Dias de. A presença dos moinhos hidráulicos no Brasil. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 133–193, 2015. DOI: 10.1590/1982-02672015v23n0106. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/102935.. Acesso em: 21 nov. 2024.