Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior
os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e21d2Palavras-chave:
Museu Paulista, Pintura histórica, Retrato, José Wasth Rodrigues, Afonso d’Escragnolle TaunayResumo
José Wasth Rodrigues (1891-1957) – artista multifacetado, estudioso e escritor – teve carreira longeva e profícua. Com obras em diversos museus, órgãos públicos e coleções privadas, colaborou no projeto visual de Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) para o Museu Paulista em diversos períodos e espaços expositivos. Entre outras obras, são de sua autoria os quatro painéis que apresentam personagens essenciais para a colonização de São Paulo no período quinhentista: D. João III (1932), Martim Afonso de Souza (1932), João Ramalho e filho (1934) e Cacique Tibiriçá e neto (1934). Essas pinturas, realizadas na década de 1930, tiveram como mote as comemorações do IV Centenário da fundação do povoado de São Vicente. As próprias telas, modelos anteriores desses personagens, estudos, reproduções e releituras das pinturas passam a circular em diferentes suportes e épocas. As obras produzidas naquele período – visuais e textuais – advêm de um grupo de profissionais engajados em uma construção histórica do Brasil, tendo como centro o estado de São Paulo no seu período formacional, salientando fatos que colaboraram para a ampliação do território, interiorização da população, crescimento econômico, usos e costumes. Também nos anos 1930, questões ligadas ao patrimônio arquitetônico e cultural começam a ser esboçadas. Como esses temas passam a ser visualizados nas paredes do Museu Paulista? Como se dá a recepção e a comunicação de tais obras e discursos?
Downloads
Referências
FONTES MANUSCRITAS
Serviço de Documentação Textual e Iconografia do Museu Paulista (SVDHICO)
Arquivo Permanente – Fundo Museu Paulista – Série: Correspondência enviada e recebida
DÁDIVAS. In: Dados relativos ao Museu Paulista destinados à mensagem presidencial de 1926. São Paulo, 1926, p. 2. Pasta 127.
RODRIGUES, José Wasth. Orçamento para a confecção do painel de João Ramalho. São Paulo, 15 set. 1932. Pasta 146.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Correspondência]. Destinatário ignorado. São Paulo, 30 jul. 1919. Pasta 109.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Correspondência]. Destinatário: Paulo Prado. São Paulo, 11 dez. 1925. Pasta 125.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: [Raul] Briquet. São Paulo, 1o dez. 1934. Pasta 153.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: Alarico Silveira – então Secretário do Interior. São Paulo, 18 jul. 1921. Pasta 114.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: Celestino Fazzio. São Paulo, 18 abr. 1934. Pasta 151.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: José Alves da Silva Cursino – então prefeito de São José dos Campos. São Paulo, 1o ago. 1926. Pasta 128.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: José Wasth Rodrigues. São Paulo, 21 jul. 1933. Pasta 148.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: Mário Guimarães de Bueno Lins, então Secretário da Educação e Saúde Pública, p. 3. São Paulo, 14 mar. 1940. Pasta 177.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: Conde de Lara. São Paulo, 29 mar. 1933. Pasta 147.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: Reynaldo Porchat – então reitor da Universidade de São Paulo. São Paulo, 29 nov. 1934. Pasta 153.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: Samuel Ribeiro. São Paulo, 11 jan. 1934. Pasta 150.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: Samuel Ribeiro. São Paulo, 13 jul. 1934. Pasta 152.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: Samuel Ribeiro. São Paulo, 29 ago. 1933. Pasta 149.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. [Ofício]. Destinatário: Samuel Ribeiro. São Paulo, 30 mar. 1933. Pasta 147.
Arquivo Permanente – Fundo Museu Paulista – Série: Relatório de Atividades
COMISSÕES do Governo do Estado à Diretoria. Relatório referente a 1932, 1933, p. 9. L16. Inaugurações. RELATÓRIO relativo ao ano de 1926, 1927, p. 33-4. L9.
RELATÓRIO relativo ao ano de 1922, 1923, p. 22. L6.
RELATÓRIO relativo ao ano de 1925, 1926, p. 23. L9.
RELATÓRIO relativo ao ano de 1926, 1927, p. 48. L10.
RELATÓRIO relativo ao ano de 1933, 1934, anexo II – Dádivas da Seção de História. L17.
RELATÓRIO relativo ao ano de 1934, 1935, p. 59. L18.
RELATÓRIO relativo ao ano de 1936, 1937, p. 69. L20.
SEÇÃO de História. Relatório referente ao ano de 1931, 1932, p. 53. L15
SEÇÃO de História. Trabalhos do Assistente, Relatório referente ao ano de 1931, 1932, p. 55-6. L15.
FONTES ICONOGRÁFICAS
ALMEIDA, Guilherme. Poema dedicado a Wasth Rodrigues com ilustração do próprio artista. A Cigarra, São Paulo, n. 55, 23 nov. 1916, p. 20. Arquivo Público do Estado de São Paulo.
BRASÃO de São Vicente, 1932, guache e aquarela sobre papel, 31 x 33 cm. Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael. RG 1-10551- 0000-0000.
DESENHO de Martim Afonso de Souza. In: COLAÇO, José Maria Delorme. Galleria dos vicereis, e governadores da India portugueza dedicada aos illustres descendentes de taes heroes, 1841. Disponível em: <https://bit.ly/2mjhSdZ>. Acesso em: 4 abr. 2019.
D. JOÃO III de um quadro de Wasth Rodrigues para o Museu Paulista. In: ˝Supplemento em rotogravura˝. O Estado de S. Paulo, no 26, ano II, 30 jan. 1932, p. 7. Fonte: Arquivo IEB-USP – Fundo Aracy de Carvalho Guimarães Rosa.
GAMEIRO, Roque. Martim Afonso de Souza. Reconstituição baseada no retrato da galeria dos governadores da Índia, em Goa. In: História da colonização portuguesa do Brasil, volume III, p. 113.
LOPES, Cristovão [atribuído]. Retrato de D. João III, rei de Portugal e Algarves, entre 1565-1570, óleo sobre madeira, aproximadamente 175 x 85 cm. Acervo do Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, Portugal. Disponível em: <https://bit.ly/2kov1BX>. Acesso em: 4 abr. 2019.
LOPES, Cristovão [atribuído]. D. João III, entre 1550-1560, óleo sobre madeira, 65 x 50,5 cm. Acervo do Museu de São Roque/Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal. Disponível em: <https://bit.ly/2ktdIQn>. Acesso em: 4 abr. 2019.
LUCIANO, Jean. Retrato de Martim Afonso de Souza [cópia do original de José Wasth Rodrigues], 1975, óleo sobre tela, 150 x 150 cm. Acervo da Prefeitura de Cubatão. Reprodução: Welington Ribeiro Borges.
PERISTILO do Museu Paulista. [Fotografia]. entre 1934 e 1937. Fotografia em preto e branco, 17,6 x 23,5 cm. Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael. RG 1-00286-0000-0000.
RODRIGUES, José Wasth. Cacique Tibiriçá e neto, [1934], óleo sobre tela, 231 x 145 cm, acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael. RG 1-19507-0000-0000.
RODRIGUES, José Wasth. Cristo morto. In: “Suplemento em rotogravura”. A Noite Ilustrada, Rio de Janeiro, 14 mar. 1934, p. 3.
RODRIGUES, José Wasth. Dama paulista, 1808, s. d., óleo sobre tela, 61,5 x 46 cm. Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael. RG 1-19355-0000-0000.
RODRIGUES, José Wasth. Desenho a bico de pena publicado junto com matéria sobre o próprio artista. O Pirralho, 13 jul. 1917, p. 1. Hemeroteca Digital/Biblioteca Nacional Digital, Rio de Janeiro.
RODRIGUES, José Wasth. João Ramalho. [Desenho]. In: ˝Supplemento em rotogravura˝. O Estado de S. Paulo, no 26, ano II, 30 jan. 1932, p. 9. Fonte: Arquivo IEB-USP – Fundo Aracy de Carvalho Guimarães Rosa.
RODRIGUES, José Wasth. Esta he a carta verdadeira da revolução q houve no Estado de São Paulo no ano de MCMXXXII. São Paulo, SP, [1932?]. mapa, il. col, 48,5 x 68,4 cm. Coleção Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro. Disponível em: <https://bit.ly/2mpisaf>. Acesso em: 4 abr. 2019.
RODRIGUES, José Wasth. João Ramalho e filho, [1934], óleo sobre tela, 231 x 145 cm. Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael. RG 1-19508-0000-0000.
RODRIGUES, José Wasth. Martim Afonso de Souza. [Desenho]. In: Supplemento em rotogravura. O Estado de S. Paulo, no 26, ano II, 30 jan. 1932, p. 3. Fonte: Arquivo IEB-USP – Fundo Aracy de Carvalho Guimarães Rosa.
RODRIGUES, José Wasth. Retrato de D. João III, [1932], óleo sobre tela, 142 x 142 cm, acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael. RG 1-19505-0000-0000.
RODRIGUES, José Wasth. Retrato de Martim Afonso de Souza, [1932], óleo sobre tela, 142 x 142 cm. Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael. RG 1-1956-0000-0000.
RODRIGUES, José Wasth. Tibiriçá. [Desenho]. In: ˝Supplemento em rotogravura˝. O Estado de S. Paulo, no 26, ano II, 30 jan. 1932, p. 9. Fonte: Arquivo IEB-USP – Fundo Aracy de Carvalho Guimarães Rosa.
SELO postal de 100 RS comemorativo do IV Centenário da Fundação de São Vicente e da Colonização por Martim Afonso de Souza (não circulado). Data de emissão: 3 jun. 1932. Coleção particular.
SELO postal de CR$ 0,60 comemorativo do IV Centenário de Santo André, São Paulo (não circulado). Data de emissão: 8 abr. 1953. Coleção particular.
TRAJE das paulistas, c.1808; gravura colorida por Lazaretti. In: John Mawe. Viaggio nel interno del Brasile, e particolarmente nei distretti dell´oro e dei diamanti, fatto nel 1809-10 con permesso speciale del Principe Reggente del Portogalo, 1817, p. 139.
FONTES IMPRESSAS
A CAPITANIA de São Vicente. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 3, 22 jan. 1932.
A FEIRA de Amostras. O observador econômico e financeiro, Rio de Janeiro, ano IV, n. 47, p.
, dez. 1939.
A PRIMEIRA Assembléa Universitária. A Universidade de S. Paulo, seu brazão e as insígnias do professorado. Correio de São Paulo, p. 2, 30 nov. 1935.
A VIDA e a obra de Debret. Diário da Noite, Rio de Janeiro, p. 2, 23 nov. 1939.
ALMEIDA, Guilherme de. O foragido. Ao J. W. Rodrigues. A Cigarra, São Paulo, n. 55, p. 20, 23 nov. 1916.
ANDRADE, Carlos Drummond. O bom Wasth Rodrigues. O Estado de S. Paulo, p. 38 – caderno C4 – Cidades, Patrimônio, 28 jan. 2001. (publicado originalmente no Correio da Manhã, Rio de Janeiro, abr. 1957).
ANDRADE, Oswald. José Wasth. Correio Paulistano, São Paulo, p. 2, 12 jan. 1916.
ARTES e artistas: José Wasth Rodrigues. O Estado de S. Paulo, p. 4, 14 jan. 1916.
CATÁLOGO do 1o Salão Paulista de Bellas Artes. São Paulo: s.n., 1934.
CAVALCANTI, Carlos. Wasth Rodrigues. Diário da Noite, Rio de Janeiro, p. 4, 1o jun. 1939.
COSTA, Eudoro Ramos. Archivos Historicos de S. Paulo. O Estado de S. Paulo, p. 5, 3 mar. 1932.
CURSO de desenho e pintura. O Estado de S. Paulo, p. 93, 3 nov. 1932.
DESENHOS da época colonial. O Estado de S. Paulo, p. 4, 13 abr. 1948.
FERREIRA, Tito Livio. Padre Manoel da Nóbrega e São Paulo de Piratininga. O Estado de S. Paulo, p. 40-42, 25 jan. 1954.
GUY. Wasth Rodrigues. O Pirralho, São Paulo, ano VI, n. 240, p. 5-6, 1917.
IV CENTENÁRIO de S. Vicente. O dr. Afonso Taunay falou ontem, no Instituto Histórico, sobre João Ramalho e Santo André da Borda do Campo. Diário Nacional, São Paulo, p. 3, 7 jan. 1932.
IV CENTENÁRIO de São Vicente. “Supplemento em rotogravura” de O Estado de S. Paulo, n. 26, ano II, 30 jan. 1932.
IV CENTENÁRIO de São Vicente. As próximas conferências. A exposição de antiguidades. A contribuição da Sociedade Numismática. O Estado de S. Paulo, p. 65, jan. 1932.
JOSÉ Wasth Rodrigues. O Estado de S. Paulo, p. 25, fev. 1925.
LOBATO, Monteiro. A propósito de Wasth Rodrigues. O Estado de São Paulo, p. 5, 9 jan. 1916.
MAIA, A. de Andrade. Wasth Rodrigues. A Cigarra, São Paulo, ano II, n. XXXIII, p. 65, 30 dez. 1915.
MARÍLIA: instalação da primeira câmara municipal. O vertiginoso progresso da nova zona. Diário Nacional, Rio de Janeiro, p. 12, 4 abr. 1929.
MINAS Gerais: visita a Mariana. Correio Paulistano, p. 2, 23 fev. 1924.
MONTEIRO LOBATO. Pensionamento de artistas. O Estado de S. Paulo, p. 3, 16 jan. 1916.
MOVIMENTO de Intercâmbio e divulgação artísticas. O “Chove no Molhado” visitou ontem o ateliê do pintor Wasth Rodrigues. Correio de São Paulo, p. 6, 5 maio 1936.
MUGNAINI, Túlio. Lembrando um grande artista: José Wasth Rodrigues. A Gazeta, São Paulo, 11 jun. 1957.
MUSEU Paulista: inauguração dos escudos das principais cidades bandeirantes. Correio Paulistano, p. 4, 5 maio 1926.
MUSEU Paulista. Diário Nacional, São Paulo, p. 2, 28 jul. 1934.
NOTAS de arte. A Gazeta, São Paulo, p. 5, 9 jun. 1933.
O IV CENTENÁRIO da Capitania de S. Vicente. Prosseguem com grande atividade os preparativos para que o dia 22 seja comemorado condignamente. Diário Nacional, São Paulo, p. 2, 17 jan. 1932.
PARECER n. 134. Diário Oficial São Paulo, 22 dez. 1948. [Compra das pranchas Documentário Arquitetônico pela Prefeitura de São Paulo – Biblioteca Municipal].
PONTES, José Alfredo Vidigal. A pré-São Paulo. O Estado de S. Paulo, p. H26-27, 25 jan. 2004.
PREFEITURA Municipal. Comissão para avaliar coleção de desenhos originais. Jornal de Notícias, São Paulo, p. 5, 7 jul. 1949.
QUARTO Centenário de São Vicente. A exposição de antiguidades brasileiras e os colecionadores paulistas. Diário Nacional, São Paulo, p. 2, 25 dez. 1931.
RIBEIRO, Clóvis. A bandeira nacional. O Estado de S. Paulo, p. 1-3, 18 set. 1922.
RICARDO Severo. O Estado de S. Paulo, p. 6, 30 maio. 1940.
RODRIGUES, J.[osé] Wasth. Tropas paulistas de outrora. O Estado de S. Paulo, p. 92-4, 25 jan. 1954. (Edição comemorativa do IV Centenário).
RODRIGUES, José Wasth. O Estado de S. Paulo, p. 33, ago. 1928. [Transcrição de carta de repúdio contra a demolição da Catedral de Salvador]
RODRIGUES, José Wasth. Rodrigo Soares. O Pirralho, São Paulo, n. 181, p. 4, 3 mar. 1915.
SÃO PAULO. O observador econômico e financeiro, Rio de Janeiro, ano XVIII, n. 206, p. 19, mar.-abr. 1953.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Brazões de armas: o escudo da cidade de S. Carlos, em S. Paulo. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 15, 10 dez. 1933.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Heráldica municipal brasileira I. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 3, 5 abr. 1931.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Heráldica municipal brasileira II. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 3, 12 abr. 1931.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Heráldica municipal brasileira: escudos de Porto Seguro, Mogy das Cruzes, Laguna, Monte Alto e Guarulhos. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 3, 10 abr. 1931.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Heráldica municipal brasileira: o escudo de São Vicente. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 3, 3 abr. 1931.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Heráldica municipal brasileira: o escudo de Ilhéus. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 5 mar. 1934, p. 5.
TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. João Ramalho e São Paulo. O Estado de S. Paulo, p. 10,12,14- 15, 25 fev. 1954.
WASTH Rodrigues. O Estado de S. Paulo, p. 4, 25 nov. 1924.
XXV SALÃO Paulista de Belas Artes. São Paulo: Serviço de Fiscalização Artística da Secretaria do Governo; Secretaria da Educação e Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo, 1960.
LIVROS, ARTIGOS E TESES
A ERA de Martim Affonso: conferências. A propósito do IV Centenário da Fundação de São Vicente: MDXXXII-MCMXXXII. São Paulo: Editora Limitada, 1935. (Ilustrações de J. Wasth Rodrigues)
BEZERRA, Rafael Zemorano. Valor histórico, exposição, restauração de objetos do acervo do Museu Histórico Nacional. In: Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 42, p. 155-175, 2010.
BREFE, Ana Claudia Fonseca Brefe. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional. São Paulo: Editora Unesp/ Museu Paulista, 2005.
BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Das caixas da casa colonial às arcas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 199- 225, 1º abr. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2m3q3eg>. Acesso em: 2 ago. 2018.
BOUCHER, François. História do vestuário no Ocidente: das origens aos nossos dias. Tradução Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, no . 11, v. 5, São Paulo, 1991, p. 173-191. Disponível em: <https://bit.ly/2kT5cu5>. Acesso em: 15 mar. 2015.
COIMBRA, Alvaro Veiga. Museu José Bonifácio: relação de objetos expostos. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, São Paulo, n. LXI, p. 244-253, 1965.
DE CERTEAU, Michel. A escrita da História. 2ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
DIAS, Carlos Malheiro (Org.). História da colonização portuguesa do Brasil: edição monumental comemorativa do primeiro centenário da Independência do Brasil. Porto: Litografia Nacional, 1921-1924, 3v.
DUARTE, Paulo. Mário de Andrade por ele mesmo. São Paulo: Hucitec; PMSP, 1985.
ELIAS, Maria José. Museu Paulista: memória e história. Tese (Doutorado – História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1996, 2 v.
GUERRA, José Nilton; SIMÕES, Renata da Silva Simões. Ficha Ernani da Silva Buno: 4 – objetos – equipamentos, usos e costumes da casa brasileira. São Paulo: Museu da Casa Brasileira; Edusp; Imesp, 2010.
L., M. [Monteiro Lobato]. Dois pintores paulistas. Revista do Brasil, São Paulo, ano 1, vol. III, p. 395-403, dez. 1916.
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. São Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: história e cultura material, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 147-178, 1o jan. 1993. Disponível em: <https://bit.ly/2kGDK2J>. Acesso em: 12 fev. 2017.
LOBATO, Monteiro. A barca de Gleyre: quarenta anos de correspondência literária entre Monteiro Lobato e Godofredo Rangel. 7ed. São Paulo: Brasiliense, 1956, 2o tomo.
LOBATO, Monteiro. A paisagem brasileira: a propósito de Wasth Rodrigues. In: LOBATO, Monteiro. As idéias de Jéca Tatú. 6ªed. São Paulo: Brasiliense, 1955, p. 55-58.
MAKINO, Miyoko. Ornamentação do Museu Paulista para o Primeiro Centenário: construção de identidade nacional na década de 1920. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, vol.10-11, n.1, p.167-195, 2003. Disponível em: <https://bit.ly/2kJhBRr>. Acesso em: 14 jan. 2008.
MARINS, Paulo César Garcez. Nas matas com poses de reis: a representação do bandeirante e a tradição da retratística monárquica européia. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 44, p. 77-104, 1o
fev. 2007. Disponível em: <https://bit.ly/2kvHEeI>. Acesso em: 25 nov. 2014.
MARINS, Paulo César Garcez. O museu da paz: sobre a pintura histórica no Museu Paulista durante a gestão Taunay. In: OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles (Org.). O Museu Paulista e a gestão Afonso Taunay: escrita da história e historiografia, séculos XIX e XX. São Paulo: Museu Paulista, 2017, p. 159-191. Disponível em: <https://bit.ly/2ml4bv3>. Acesso em: 12 dez. 2017.
MARTINS, José de Barros. Um artista do documentário. Prefácio. In: RODRIGUES, José Wasth. Tropas paulistas de outrora. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 1978, p. IX-XXIX. (Coleção Paulística Vol. X)
MARTINS, Maria Camila Duprat. A coleção de arte municipal. In: A PINACOTECA do município de São Paulo: coleção de arte da cidade. São Paulo: Banco Safra, 2005, p. 21-27.
MATOS, Odilon Nogueira de. Afonso de Taunay, historiador de São Paulo e do Brasil: perfil biográfico e ensaio bibliográfico. São Paulo: Museu Paulista, 1977. (Coleção Museu Paulista, Série Ensaios, vol. 1)
MATTOS, Claudia Valladão de. Da Palavra à imagem: sobre o programa decorativo de Affonso Taunay para o Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: história e cultura material, São Paulo, v. 6-7, n.1, p.123-145, 1999. Disponível em: <https://bit.ly/2kJhFRb>. Acesso em: 8 jun. 2019.
MOEDAS e sellos. In: REVISTA do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Conferencias Commemorativas do IV Centenário da Fundação de São Vicente, São Paulo, vol. XXIX, p. 261- 265, 1932.
MORETTIN, Eduardo Victorio. Quadros em movimento: O uso das fontes iconográficas no filme Os Bandeirantes (1940), de Humberto Mauro. Revista brasileira de História, São Paulo, vol.18, n. 35, p. 105-131, 1998. Disponível em: <https://bit.ly/2mrFRbf>. Acesso em: 15 mar. 2018.
NASCIMENTO, Ana Paula. Produtos, fornecedores e artesãos em obras do Escritório Técnico Samuel das Neves: 1909-1920. Revista CPC, São Paulo, n. 23, p. 133-4, ago. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2kJoxhq>. Acesso em: 10 dez. 2017.
PEREIRA, Renato Guimarães. Documentário necessário: contribuição de José Wasth Rodrigues para a arquitetura brasileira entre 1914 e 1944. 217f. Dissertação (Mestrado – Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2004.
POLIDORI, Eduardo. “Fundação de São Vicente”, de Benedito Calixto: da comemoração do IV Centenário do descobrimento do Brasil ao Museu Paulista”. In: XII ENCONTRO de história da arte: os silêncios na história da arte. Campinas: Unicamp, 2017b, p. 227-236. Disponível em: <https://bit.ly/2kVDQU1>.
POLIDORI, Eduardo. Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto: da encomenda para o IV Centenário do Descobrimento ao acervo do Museu Paulista. In: BRANDÃO, Angela; TASCH, Flavia Galli; DRIEN, Marcela (Org.). Política(s) na História da Arte. Redes, contextos e discursos de mudança. Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2017a, p. 211-224. Disponível em: <https://bit.ly/2lWSxqi>.
PRADO, Yan de Almeida. A grande Semana de Arte Moderna: depoimentos e subsídios para a cultura brasileira. São Paulo: Edart, 1976.
RAYEL, Renata Salgado. A Linguagem dos Sinos em Diamantina (MG): rotas turísticas na paisagem sonora. 343f. Tese (Doutorado – Georgrafia – Organização do Espaço) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São Carlos, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2m3BgLQ>. Acesso em: 5 jul. 2018.
REVISTA do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Conferencias Commemorativas do IV Centenário da Fundação de São Vicente, São Paulo, vol. XXIX, 1932.
RIBEIRO, Clóvis. Brazões e bandeiras do Brasil. São Paulo: São Paulo Editora, 1933. (Ilustrações de José Wasth Rodrigues)
RODRIGUES, José Wasth. Tropas paulistas de outrora. São Paulo: Governo do Estado, 1978. (Coleção Paulística. v. 10)
RODRIGUES, José Wasth. A casa de moradia no Brasil antigo. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Saúde, n. 9, p. 159-90, 1945. Reproduzido em: ARQUITETURA civil I. Textos esolhidos da Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. São Paulo: FAUUSP; MEC; Iphan, 1975, p. 283-318.
RODRIGUES, José Wasth. Documentário arquitetônico. Relativo à antiga construção civil no Brasil. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1944-5. (8 fascículos)
RODRIGUES, José Wasth. Móveis antigos de Minas Gerais. Revista do Serviço do Patrimôno Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Saúde, n. 7, p. 79-98. 1943. Reproduzido em: ARQUITETURA civil III: mobiliário e alfaias. Textos escolhidos da Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. São Paulo: FAUUSP; MEC; Iphan, 1975, p. 177-194.
SANTOS, Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos. A Casa do Bandeirante como espaço museológico (1954-1964). 296f. Dissertação (Mestrado – Museologia) – Programa de PósGraduação Interunidades em Museologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
SANTOS, Délio Freire. Artistas plásticos no IHGSP. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, São Paulo, n. LXXXVIII, 1993, p. 83-91.
SILVA, Jorge Henrique Pais da & CALADO, Margarida. Dicionário de termos de arte e arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005.
TARASANTCHI, Ruth Sprung. José Wasth Rodrigues. In: TARASANTCHI, Ruth Sprung. Pintores paisagistas: São Paulo – 1890 a 1920. São Paulo: Edusp; Imesp, 2002, p. 278-287 e 372.
TAUNAY, Afonso d'Escragnolle. História da cidade de São Paulo. São Paulo: Melhoramentos, 1954.
TAUNAY, Afonso d'Escragnolle. História das bandeiras paulistas. São Paulo: Melhoramentos, 195[1].
TAUNAY, Afonso d'Escragnolle. João Ramalho e Santo André da Borda do Campo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1953. Publicação comemorativa do Quarto Centenário da Fundação de Santo André da Borda do Campo.
TAUNAY, Afonso d'Escragnolle. Heráldica municipal brasileira. Annaes do Museu Paulista, São Paulo, vol. VII, p. 475-528, 1936.
TAUNAY, Afonso d'Escragnolle. Heráldica municipal paulista. Annaes do Museu Paulista, São Paulo, vol. III, p. 19-43, 1927.
TAUNAY, Afonso d'Escragnolle. Guia da Secção Histórica do Museu Paulista. São Paulo: Imprensa Official, 1937.
TOLEDO, Benedito Lima de. Arquitetura – O Caminho do Mar. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 1, p. 37-54, dez. 1966. ISSN 2316-901X. Disponível em: <https://bit.ly/2kUeAO6>. Acesso em: 28 jul. 2018.
UM NOVO mundo, um novo império: a corte portuguesa no Brasil – 1808-1822. Rio de Janeiro: MHN, 2008.
ZEQUINI. Anicleide. Caderno pedagógico. In: BORREGO, Maria Aparecida de Menezes (Coord. geral). Galeria dos retratos dos convencionais republicanos de 1873. Itu: MRCI USP/ PRCEU USP, 201[7].
SITES
A GALERIA dos vice-reis e governadores da Índia, 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2kVH3D3>. Acesso em: 28 jul. 2018.
ACERVO do jornal O Estado de S. Paulo. Disponível em: <https://bit.ly/2mr0bcE>.
ARQUIVO Público do Estado de São Paulo. Disponível em: <https://bit.ly/2Eo2YK9>.
COLAÇO, José Maria Delorme. Galleria dos vice-reis, e governadores da India portugueza dedicada aos illustres descendentes de taes heroes. Lisboa: Typographia de A. S. Coelho, 1941. Disponível em: <https://bit.ly/2mjhSdZ>. Acesso em: 28 jul. 2018.
CONSULTA online ao Acervo do Museu Paulista. Disponível em: <https://bit.ly/2Nuz5xg>.
HEMEROTECA Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em: <https://bit.ly/2iIR7M9>.
JORNAL Eletrônico Novo Milênio: notícias, informática, Santos/Brasil. Disponível em: <https://bit.ly/2kKpXbt>.
MAWE, John. Viaggio nel interno del Brasile, e particolarmente nei distretti dell´oro e dei diamanti, fatto nel 1809-10 con permesso speciale del Principe Reggente del Portogalo. Tradução por Lorenzo Nesi. 2v. Milano: Dalla Tipografia Sonzogno e Comp., 1817. Disponível em: <https://bit.ly/2ktBBav>. Acesso em: 3 ago. 2018.
REVISTAS do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Disponível em: <https://bit.ly/2mpHJB9>.
Entrevista
Jean Luciano: 30 de julho, 2 e 5 de agosto de 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).