Reapresentação e documentação de instalações de arte em três museus brasileiros

Autores

  • Emerson Dionisio Gomes de Oliveira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e22

Palavras-chave:

Arte contemporânea, nstalação artística, Documentação, Museus, Reapresentação

Resumo

Este artigo busca compreender como três museus brasileiros, preocupados com o colecionamento da arte contemporânea, gerenciam a documentação e a reexposição de instalações artísticas contidas em seus acervos. Delineamos inicialmente o que se compreende como “instalação artística” dentro da dinâmica museológica e problematizamos o modo como historiadores da arte e profissionais dedicados à gestão de coleções museológicas vêm enfrentando um desafio: a reapresentação das instalações e a documentação necessária para instruí-la. Análises documentais, consultas a gestores e o estudo de artistas e obras orientaram nossa pesquisa, que constatou a dependência dos museus em relação à documentação dos artistas, a heterogeneidade dessa documentação e a ausência de informações necessárias para a reapresentação das obras

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Universidade de Brasília

    Professor adjunto do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília e professor consorciado do curso de Museologia na mesma universidade. Pesquisador vinculado ao Programa de PósGraduação em Ciência da Informação

Downloads

Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Museus

Como Citar

OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Reapresentação e documentação de instalações de arte em três museus brasileiros. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, p. e22, 2018. DOI: 10.1590/1982-02672018v26e22. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/152225.. Acesso em: 21 nov. 2024.