Três retratos em um retrato: No ateliê, de Arthur Timótheo da Costa
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28e55Palavras-chave:
Ateliê, Homenagem, Pintor, Representação, RetratoResumo
Dentre as várias imagens de ateliê e representações de artistas realizadas pelo pintor Arthur Timótheo da Costa (1882-1922), este artigo trabalha com uma tela em que essa temática é evidenciada em muitos sentidos, principalmente no que diz respeito à representação do ateliê, como também ao registro de um artista trabalhando em uma obra e à presença do modelo nesta cena. Apresentaremos as hipóteses levantadas acerca da identificação dos
representados pelo pintor: retratado e retratista. Da mesma maneira, abordaremos aspectos da produção artística do pintor e alguns dados relativos às relações travadas com artistas
contemporâneos, assim como o diálogo com outras obras de sua autoria e da mesma temática.
Downloads
Referências
FONTES IMPRESSAS
A FORÇA do genio. Revista da Semana, Rio de Janeiro, ano 17, n. 11, 22 abr. 1916, p. 18. Disponível em: <https://bit.ly/3eHo2f3> . Acesso em: 9 nov. 2020.
ALBUQUERQUE, Lucílio de. Retrato de Gerogina. 1920. 1 original de arte, óleo sobre tela, 145,5×96,0 cm. Coleção do Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro, Niterói.
AMADOR, Bueno. Belas-Artes. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16 ago. 1918. p. 6, col. 6.
ARESTIZÁBAL, Irma; GRINBERG, Piedade Espstein. Antônio Virzi. Arquitetura Revista, Rio de Janeiro, v. 7, p. 4-27, 1989.
CATALOGO illustrado da exposic?a?o retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola celebrada em Lisboa em 1882. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882. Disponível em: <https://bit.ly/3mZPXdg>. Acesso em: 9 nov. 2020.
CHAMBELLAND, Carlos. Retrato do pintor Artur Timóteo da Costa. 1909. 1 original de arte, óleo sobre tela, 74×102 cm. Coleção do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Disponível em: <https://bit.ly/38tzN7Z>. Acesso em: 10 nov. 2020.
CHAMBELLAND, Rodolpho, pint. 1913. 1 foto, cópia fotográfica de gelatina e prata, p&b, 15,6×11,9 cm em folha: 21,7×14,5cm. Disponível em: <https://bit.ly/3eMm3X2>. Acesso em: 11 nov. 2020.
COSTA, Arthur Timótheo da. No ateliê. 1918. 1 original de arte, óleo sobre tela, 195×158 cm. Coleção da Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo.
CREMONA, Ercole. Atelier Rodolpho Chambelland. Illustração Brasileira, Rio de Janeiro, n. 35, p. 20-22, 1923. Disponível em: <https://bit.ly/2JR3bKZ>. Acesso em: 10 nov. 2020.
ENTRE artistas. Illustração Brasileira, Rio de Janeiro, ano 7, n. 70, p. 26-29, 1926. Disponível em: <https://bit.ly/32vTaJG>. Acesso em: 11 nov. 2020.
EXPOSIÇÃO de 1907. Renascença, Rio de Janeiro, n. 45, p. 36, 1907
FICHA catalográfica da obra (PINA05173), extraída da base de dados da Pinacoteca do Estado, In Patrimonium.net. Documentação do Núcleo de Acervo Museológico – Pinacoteca do Estado de São Paulo.
HENRIQUE Bernardelli, no seu atelier, quando pintava um grande retrato de senhora. 1913. 1 foto, cópia fotográfica de gelatina e prata, p&b, 15,1×10,8 cm em folha: 21,7×14,5 cm. Coleção da Biblioteca Nacional. Disponível em: <https://bit.ly/32xLUNw>. Acesso em: 10 nov. 2020.
J. BAPTISTA da Costa, pint. 1913. 1 foto, cópia fotográfica de gelatina e prata, p&b, 16,5×12,2 cm em folha: 21,7×14,5 cm. Disponível em: <https://bit.ly/38uZbKA>. Acesso em: 10 nov. 2020.
MATTOS, Adalberto. Os nossos artistas e os seus ateliers. Illustração Brasileira, Rio de Janeiro, n. 15, p. 50-51, 1921. Disponível em: <https://bit.ly/3neKi2X>. Acesso em: 11 nov. 2020.
NA INTIMIDADE dos nossos artistas. O Jornal, Rio de Janeiro, 5 set. 1926, seção 2, p. 17. Disponível em: <https://bit.ly/35iXs90>. Acesso em: 11 nov. 2020.
OCTAVIO FILHO, Rodrigo. O ‘Salão’ de 1918. Revista do Brasil, São Paulo, ano 3, v. 9, n. 35, p. 309, 1918. Disponível em: <https://bit.ly/32oM2Pe>. Acesso em: 9 nov. 2020.
PEDERNEIRAS, Raul. Bellas Artes: a exposição de 1918 o salão comico (segunda porção). Revista da Semana, Rio de Janeiro, ano 19, n. 30, 31 ago. de 1918, p. 18. Disponível em: <https://bit.ly/3kfofrc>. Acesso em: 9 nov. 2020.
VASCONCELLOS, Rodolpho Smith de; VASCONCELLOS, Jayme Smith de (orgs.). Archivo nobiliarchico brasileiro. Lausanne: Imprimerie La Concorde, 1918. Disponível em: <https://bit.ly/2IbQmux>. Acesso em: 9 nov. 2020.
VASCONCELLOS, Jayme Smith de; BRAGANÇA, Luiz de Oliveira. Heráldica Brasileira. Brasil Illustrado, Rio de Janeiro, n. 1, p. 11, 1919. Disponível em: <https://bit.ly/3kf36gF>. Acesso em: 10 nov. 2020.
VIVENDAS pitorescas. A Cigarra, São Paulo, ano 4, n. 66, p. 27-30, 1917. Disponível em: <https://bit.ly/36rqouQ>. Acesso em: 10 nov. 2020.
LIVROS, ARTIGOS E TESES
AMANCIO, Kleber Antonio de Oliveira. Reflexões sobre a pintura de Arthur Timótheo da Costa. 2016. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2016.
AQUINO GOMES, Natália Cristina de. Homenagem ao escultor em seu ateliê: crítica e defesa no retrato de Eduardo de Sá. In: PITTA, Fernanda; BONNET, Alain (orgs.). Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018. p. 219-237.
AQUINO GOMES, Natália Cristina de. Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919). 2019. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019.
ARAUJO, Emanuel (org.). João e Arthur Timotheo da Costa. Os dois irmãos pré-modernistas brasileiros. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2012. Catálogo de exposição.
AYERBE, Júlia Souza; HANNUD, Giancarlo; PICCOLI, Valéria (coords.). Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2011.
BITTENCOURT, Renata. Um dândi negro: o retrato de Arthur Timótheo da Costa de Carlos Chambelland. 2015. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
BONNET, Alain (org.). L´Artiste en representation. Image des artistes dans l’art du XIXe Siècle. Lyon: Fage Éditions, 2012.
BONNET, Alain. O ateliê do artista: do comércio à reclusão. In: PITTA, Fernanda; BONNET, Alain (orgs.). Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018. p. 167-177.
BORGES, Adélia (org.). Coleção Museu da Casa Brasileira. São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2007.
BOUCHER, François. História do vestuário no ocidente. Tradução André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
CAMPOFIORITO, Quirino. História da pintura brasileira no século XIX. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983.
CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. A imagem do artista: os casos de Antonio Parreiras e Eliseu Visconti. In: PITTA, Fernanda; BONNET, Alain (orgs.). Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018. p. 51-57.
CHASTEL, André. Fables, formes, figures. Paris: Flammarion, 2000. 2 v.
FOUCAULT, Michel. As Meninas. In: FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
LEVY, Carlos Roberto Maciel. Período republicano: catálogo de artistas e obras entre 1890 e 1933. v. 2. Rio de Janeiro: ArteData, 2003.
MALTA, Marize. Olhar decorativo: ambientes domésticos em fins do século XIX no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2011.
MARTIN-FUGIER, Anne. La vie d'artiste au XIXe siècle. Paris: L. Audibert, 2007.
PETER, Lucy. The artistic at work. In: REYNOLDS, Anna; PETER, Lucy; CLAYTON, Martin. Portrait of the artist. Londres: Royal Collection Trust, 2016.
PITTA, Fernanda; BONNET, Alain (orgs.). Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.
PITTA, Fernanda Mendonça. O jabuti e a paleta: o ateliê e o artista em Almeida Júnior. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 30, p. 123-151, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2UbWbdK>. Acesso em: 9 nov. 2020.
SANTI, Maria Angélica. Mobiliário no Brasil: origens da produção e da industrialização. São Paulo: Editora SENAC, 2013.
SILVA, M. Nogueira da. Pequenos estudos sobre arte: pintura esculptura. Rio de Janeiro: Editora Brasileira Lux, 1926.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras. São Paulo: EDUSP, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Natália Cristina Aquino Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento processo n° 16/26221-1;processo n° 2018/05802-1