A mulher moderna vai a Hollywood: a representação de feminilidade no editorial de moda da Rhodia Têxtil em parceria com a revista Claudia (abril de 1967)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e14Palavras-chave:
Claudia, Cultura visual, Fotografia, Mulher modernaResumo
A revista Claudia, lançada pela Editora Abril em 1961, se desenvolveu interligada aos aspectos da modernização da sociedade brasileira e com a constituição da sociedade de consumo. Trazendo a proposta de ser a revista “amiga da mulher moderna”, o periódico mesclou em suas páginas modelos tradicionais de feminilidade e as mudanças dos novos tempos. Este artigo visa analisar a representação imagética da “mulher moderna” no editorial de moda em parceria com a Rhodia têxtil publicado em abril de 1967. Ao buscar apreender como a publicação utilizou a fotografia de moda para construir a imagem da mulher pautada pelo consumo e pela modernidade durante um período em que o Brasil passava por transformações de ordem política, econômica, social e cultural, este trabalho visa contribuir com os estudos de cultura visual e de gênero no país.
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