Tarsila do Amaral sob o olhar dos museus: revendo postulados em exposições temporárias (2008-2019)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30d1e40Palavras-chave:
Tarsila do Amaral, Pinacoteca do Estado de São Paulo, MASP, MoMA, The Art Institute of ChicagoResumo
Entre 2008 e 2019, a obra de Tarsila do Amaral figurou em importantes instituições museais, dentre elas destacam-se a Pinacoteca do Estado de São Paulo (“Tarsila Viajante”, 2008), The Art Institute of Chicago e Museum of Modern Art (MoMA) (“Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil”, 2017-2018), e Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
(MASP) (“Tarsila Popular”, 2019). Interessa à presente discussão compreender de que modo as leituras locais sobre a artista se demarcam da leitura efetuada pelo grande centro hegemônico.
Downloads
Referências
LIVROS, ARTIGOS E TESES
ALMEIDA, Paulo Mendes de. Tarsila. In: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. VII Bienal de
São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1963. p. 91-96. Catálogo. Disponível em:
https://bit.ly/3rhJ4si. Acesso em: 3 ago. 2020.
AMARAL, Aracy. Tarsila: sua obra e seu tempo. São Paulo: Edusp, 2003 [1975].
BARROS, Regina Teixeira de. Tarsila viajante. In: AMARAL, Aracy; BARROS, Regina Teixeira de
(Org.). Tarsila Viajante. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008. p. 21-35. Catálogo.
BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço. São Paulo: Editora 34, 2006 [1985].
BECHELANY, Camila. L’Exposition “Modernidade, art brésilien du 20e siècle”: dislocation et
assimilation à l’aube de la globalisation de l’art. Marges: Revue d’Art Contemporain, Vincennes,
v. 23, p. 23-34, 2016.
CARDOSO, Renata Gomes. As exposições de arte latino-americana no Riverside Museum de
Nova York em 1939 e 1940: trâmites da organização da seção brasileira. MODOS: Revista de
História da Arte, Campinas, v. 3, n. 1, p. 9-24, 2019.
COUTO, Maria de Fátima Morethy. Caminhos e descaminhos do modernismo brasileiro: o
‘confronto’ entre Anita e Tarsila. Esboços, Florianópolis, n.19, p.125-150, 2008.
D’ALESSANDRO, Stephanie. A negra, Abaporu and Tarsila’s Anthropophagy. In: ORAMAS, Luis
Pérez; D’ALESSANDRO, Stephanie (Ed.). Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil.
New York: Museum of Modern Art, 2017. p. 38-55.
D’ALESSANDRO, Stephanie; ORAMAS, Luis Pérez. Tarsila do Amaral: Devouring Modernist
Narratives. In: ORAMAS, Luis Pérez; D’ALESSANDRO, Stephanie (Ed.). Tarsila do Amaral:
Inventing Modern Art in Brazil. New York: Museum of Modern Art, 2017. p. 16-26.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. VII Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de
São Paulo, 1963. Catálogo. Disponível em: https://bit.ly/3rhJ4si. Acesso em: 27 ago. 2020.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. XXIV Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal
de São Paulo, 1998. Catálogos. Disponível em: https://bit.ly/3rhJ4si. Acesso em: 27 ago. 2020.
GLICENSTEIN, Jérôme. L’art une histoire d’expositions. Millau: PUF, 2014.
HERKENHOFF, Paulo. As duas e a única. In: PEDROSA, Adriano; OLIVA, Fernando (Org.). Tarsila
Popular. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2019. p. 98-115. Catálogo.
LIMA, Nerian Teixeira de Macedo. Tarsila global: releituras de sua obra. 2020. Dissertação
(Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de
Campinas, Campinas, 2020.
MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Como a Bienal ajudou o Brasil a formar seu primeiro acervo de
arte moderna internacional. In: MAGALHÃES, Ana Gonçalves (Org.). Um outro acervo do MAC
USP. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2019. p. 9-19.
NASTARI, Danielle Misura. A gênese da coleção brasileira do MoMA: a década de 1940, Portinari e artistas seguintes. 2016. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) – Museu de Arte Contemporânea, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
PEDROSA, Adriano; OLIVA, Fernando. Tarsila Popular. In: PEDROSA, Adriano; OLIVA, Fernando
(Org.). Tarsila Popular. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2019.
p. 30-37. Catálogo.
POLLOCK, Griselda. A modernidade e os espaços da feminilidade. In: MACEDO, Ana Gabriela;
RAYNER, Francesca. Género, cultura visual e performance. Famalicão: Húmus, 2011.
SILVA, Mariana Leão. Maria Leontina, Tarsila do Amaral, Prunella Clough e Germaine Richier:
mulheres artistas e prêmios de aquisição na Primeira Bienal de São Paulo. 2020. Dissertação
(Mestrado em Estética e História da Arte). Museu de Arte Contemporânea, Universidade de
São Paulo, São Paulo, 2020.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Modernas em museus: uma consagração tardia. In: PEDROSA,
Adriano; CARNEIRO; Amanda; MESQUITA, André. História das mulheres, histórias feministas:
antologia. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. p. 483-499. 2019.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. De excluídas à consagradas: notas sobre inserções femininas
no campo artístico brasileiro. In: ENCONTRO SOBRE A PESQUISA EM ARTES, 8., Campinas,
Anais… Campinas: [s. n.], 2020a.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão artista: pintoras e escultoras brasileiras. São Paulo:
Edusp, 2008.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti; FETTER, Bruna. Brazilian Female Artists and the Market: A
Very Unique Encounter. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 105, p. 241-255, 2016.
STEWART, Danielle. Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil. Luso-Brazilian Review,
New York, v. 55, n. 2, p. E22-E24, 2018.
ZACARIAS, Gabriel Ferreira. Picasso Primitif. Marges: Revue d’Art Contemporain, Vincennes,
v. 25, p. 214-215, 2017.
SITES
CHIARELLI, Tadeu. Tarsila Populista. ARTE!Brasileiros, São Paulo, 12 jun.2019. Disponível
em: https://bit.ly/3E8Bcyt. Acesso em: 27 ago. 2020.
ROFFINO, Sara. Is Brazil’s Most Famous Art Movement Built on Racial Inequality? A New
Generation Argues ‘Yes’. Artnetnews, New York, 13 mar. 2018a. Disponível em: https://bit.ly/3LWxV82. Acesso em: 3 ago. 2019.
ROFFINO, Sara. Why MoMA’s Exhibition of Towering Brazilian Modernist Tarsila do Amaral
Misses the Mark. Artnews, New York, 1 mar. 2018b. Disponível em: https://bit.ly/3JySwxE.
Acesso em: 8 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nerian Teixeira de Macedo de Lima
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).