De triunfo a fiasco: o Monumento à Independência do Brasil nas comemorações do centenário em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e27Palavras-chave:
Monumento, História do Imaginário, Centenário da Independência, Ettore Ximenes, Manfredo Manfredi, São Paulo (cidade)Resumo
O Monumento à Independência é um dos maiores conjuntos escultóricos brasileiro, instalado à margem do riacho do Ipiranga e idealizado para ser elemento central das comemorações paulistas do centenário da emancipação brasileira, em 1922. A proposta de erguer um monumento de proporções inéditas no país partiu das elites políticas de São Paulo, que pretendiam, com a obra, vincular definitivamente o Sete de Setembro à colina do Ipiranga e destacar o protagonismo da cidade frente ao evento ocorrido cem anos antes. Em vista disso, promoveu-se o maior concurso internacional realizado até então no Brasil, com o objetivo de escolher o projeto mais adequado às intenções memorialísticas paulistas, que teve como vencedores o escultor Ettore Ximenes e o arquiteto Manfredo Manfredi, ambos de origem italiana. Este artigo dedica-se à análise do Monumento à Independência, investigando a sua idealização, construção e inauguração. A partir de notícias e caricaturas veiculadas em jornais, pretende-se examinar o processo de construção da obra, destacando as adversidades enfrentadas para a sua conclusão, que impactaram as comemorações do centenário em São Paulo, uma vez que a obra estava inacabada em 1922.
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