As seis pinturas de Massimo Campigli do MAC USP discutidas sob o olhar das artes plásticas e dos resultados de análises com técnicas de imagens e espectroscópicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e2

Palavras-chave:

Massimo Campigli, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Análises não invasivas, Arte moderna italiana, Espectroscopia, Imageamento

Resumo

O presente artigo discute os resultados obtidos com as análises de imagens e espectroscópicas (para determinação dos elementos e compostos químicos) não invasivas realizadas em seis pinturas do artista alemão, naturalizado italiano, Massimo Campigli pertencentes ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Os aspectos da trajetória do artista, as soluções plásticas das obras somadas às análises feitas com técnicas espectroscópicas de fluorescência de raios X por dispersão de energia (FRX-DE), Raman, e infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), e com técnicas de imageamento como fotografia sob luz visível (VIS), luz rasante (RAS), luz transmitida (TRANS), fluorescência visível induzida por radiação ultravioleta (UV-VIS), reflectografia de infravermelho (RIV) e radiografia (RAD) fornecem importantes informações sobre o artista e sua obra. As técnicas analíticas não invasivas foram realizadas no próprio museu e com equipamentos portáteis do Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural (LACAPC) do Instituto de Física (IF) da USP. No geral, os resultados obtidos corroboram com os testemunhos de Campigli sobre o seu fazer artístico, assim como daqueles que o viram trabalhando no ateliê. A sua escolha de paleta, composta por pigmentos naturais e sintéticos, na sua maior parte brancos e tintas com tonalidades terrosas, e suas etapas produtivas de criar e recriar as pinturas, muitas vezes reutilizando telas, foram comprovadas através das investigações analíticas.

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Biografia do Autor

  • Renata Dias Ferraretto Moura Rocco, Universidade de São Paulo

    Pós-doutorado pelo Projeto Temático Fapesp Coletar, identificar, processar, difundir (MAC USP). Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa: Teoria e Crítica de Arte, sob a supervisão da Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães. E-mail: renatarocco78@gmail.com.

  • Márcia de Almeida Rizzutto, Universidade de São Paulo. Instituto de Física

    Professora livre-docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), do Programa de Pós-Graduação de Física e do Interunidades em Museologia (PPGMus-USP). Coordenadora do Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicada ao Patrimônio Cultural do Instituto de Física da USP (LACAPC-IFUSP) e do Núcleo de Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico (NAP-FAEPAH). E-mail: rizzutto@if.usp.br.

  • Julia Schenatto, Universidade de São Paulo. Instituto de Física

    Doutoranda do Instituto de Física na Universidade de São Paulo (USP), mestre pela mesma instituição. E-mail: schenatto@usp.br.

  • Juliana Bittencourt Bovolenta, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus-USP) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Especialista em Conservação e Restauração de Fotografias pela Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia “Manuel del Castillo Negrete” do Instituto Nacional de Antropologia e História do México. E-mail: bittencourt.ju@gmail.com.

  • Wanda Gabriel Pereira Engel, Universidade de São Paulo. Instituto de Física

    Mestre em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Especialista em Laboratório do Instituto de Física da USP. E-mail: wengel@usp.br.

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Publicado

2024-03-12

Edição

Seção

Museus

Dados de financiamento

Como Citar

ROCCO, Renata Dias Ferraretto Moura; RIZZUTTO, Márcia de Almeida; SCHENATTO, Julia; BOVOLENTA, Juliana Bittencourt; ENGEL, Wanda Gabriel Pereira. As seis pinturas de Massimo Campigli do MAC USP discutidas sob o olhar das artes plásticas e dos resultados de análises com técnicas de imagens e espectroscópicas. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 32, p. 1–66, 2024. DOI: 10.11606/1982-02672024v32e2. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/212003.. Acesso em: 27 abr. 2024.