Introdução do dossiê “Ipiranga: de arrabalde a lugar de memória”
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e33Downloads
Referências
ALVES, Ana Maria de Alencar. O Ipiranga apropriado: ciência, política e poder: o Museu Paulista, 1893-1922. São Paulo: Humanitas, 2001.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 [1983].
BREFE, Ana Claudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional, 1917-1945. São Paulo: Editora Unesp; Museu Paulista, 2005.
CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Bandeirantes na contramão da História: um estudo iconográfico. Projeto História, São Paulo, v. 23, p. 307-335, 2002. Disponível em: https://bit.ly/34G3Y6F. Acesso em: 20 out. 2024.
LIMA JUNIOR, Carlos. Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, p. 1-40, 2018. DOI: 10.1590/1982-02672018v26e34.
LIMA JUNIOR, Carlos. Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional (1902 - 1922). Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
LIMA JUNIOR, Carlos; NERY, Pedro. Do “campônio paulista” aos “homens da Independência”: interpretações em disputa pelo passado nacional no Salão de Honra do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 27, p. 1-47, 2019. DOI: 10.1590/1982-02672019v27e22d2.
MARINS, Paulo César Garcez (org.). Uma história do Brasil. São Paulo: Museu Paulista; Edusp, 2022a.
MARINS, Paulo César Garcez. Os jardins do Museu. In: LIMA, Solange Ferraz de (org.). Para conhecer o Museu. São Paulo: Museu Paulista; Edusp, 2022b. p. 50-61.
MARINS, Paulo César Garcez. Un “jardin français” pour commémorer le centenaire du Brésil : appropriation et transformation des références paysagères au Parc de l’Indépendance de São Paulo (1913-1923). In: OGÉE, Frederic; GODET, Aurelie (org.). Jardins et civilisations. Valenciennes: Presses Universitaires de Valenciennes, 2018. p. 177-194.
MATTOS, Cláudia Valladão de. Da palavra à imagem: sobre o programa decorativo de Affonso Taunay para o Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, n. 6/7, p. 123-145, 2003. DOI: 10.1590/S0101-47141999000100006.
MONTEIRO, Michelli Cristine Scapol. Fundação de São Paulo de Oscar Pereira da Silva: entre a Pinacoteca e o Museu Paulista. In: PICCOLI, Valéria; PITTA, Fernanda (org.). Coleções em diálogo:Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016. p. 147-157.
MORAES, Fábio Rodrigo de. Uma coleção de história em um museu de ciências naturais: o Museu Paulista de Hermann von Ihering. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 16, n. 1, p. 203-233, 2008. DOI: 10.1590/S0101-47142008000100006.
NERY, Pedro. Arte, pátria e civilização: a formação dos acervos artísticos do Museu Paulista e da Pinacoteca do Estado (1893-1912). Dissertação (Mestrado em Museologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
NORA, Pierre (dir.) Les Lieux de mémoire: t. 1, la République. Paris: Gallimard, 1984.
PITTA, Fernanda. Pintura de costumes como pintura de história: a Partida da Monção, de José Ferraz de Almeida Júnior. In: PICCOLI, Valéria; PITTA, Fernanda (org.). Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016. p. 93-111.
POLIDORI, Eduardo. Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto: da encomenda à exibição no Museu Paulista (1898-1939). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 27, e17d2, 2019. DOI: 10.1590/1982-02672019v27e17d2.
VOVELLE, Michel. La Marseillaise: la guerre et la paix. In: NORA, Pierre (dir.). Les lieux de mémoire: t. 1, la République. Paris: Gallimard, 1984. p. 107-152.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo César Garcez Marins, Marly Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).