Introdução do dossiê “Ipiranga: de arrabalde a lugar de memória”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e33

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo César Garcez Marins, Universidade de São Paulo. Museu Paulista

    Historiador, Doutor e Livre-docente pela USP. Docente do Museu Paulista da USP, instituição em que exerce atualmente a função de Diretor (gestão  2024-2028). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Museologia da USP, em Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP e em História Social da FFLCH/USP. E-mail: pcgm@usp.br.

  • Marly Rodrigues, Memórias Assessoria e Projetos

    Doutora em História. Especializou-se no curso Architectural Conservation pelo Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais (ICCROM). Foi historiógrafa no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e exerceu coordenadorias técnicas no Condephaat e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de São Paulo. Lecionou no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Armando Álvares Penteado (FAAP) e ministrou cursos no Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP), Centro de Pesquisa e Formação, Serviço Social do Comércio, Sesc-SP (CPFP-Sesc); atualmente exerce atividades de consultoria e assessoria em Patrimônio Cultural, História e Memória. E-mail: marly@mem.com.br

Referências

ALVES, Ana Maria de Alencar. O Ipiranga apropriado: ciência, política e poder: o Museu Paulista, 1893-1922. São Paulo: Humanitas, 2001.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 [1983].

BREFE, Ana Claudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional, 1917-1945. São Paulo: Editora Unesp; Museu Paulista, 2005.

CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Bandeirantes na contramão da História: um estudo iconográfico. Projeto História, São Paulo, v. 23, p. 307-335, 2002. Disponível em: https://bit.ly/34G3Y6F. Acesso em: 20 out. 2024.

LIMA JUNIOR, Carlos. Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, p. 1-40, 2018. DOI: 10.1590/1982-02672018v26e34.

LIMA JUNIOR, Carlos. Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional (1902 - 1922). Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

LIMA JUNIOR, Carlos; NERY, Pedro. Do “campônio paulista” aos “homens da Independência”: interpretações em disputa pelo passado nacional no Salão de Honra do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 27, p. 1-47, 2019. DOI: 10.1590/1982-02672019v27e22d2.

MARINS, Paulo César Garcez (org.). Uma história do Brasil. São Paulo: Museu Paulista; Edusp, 2022a.

MARINS, Paulo César Garcez. Os jardins do Museu. In: LIMA, Solange Ferraz de (org.). Para conhecer o Museu. São Paulo: Museu Paulista; Edusp, 2022b. p. 50-61.

MARINS, Paulo César Garcez. Un “jardin français” pour commémorer le centenaire du Brésil : appropriation et transformation des références paysagères au Parc de l’Indépendance de São Paulo (1913-1923). In: OGÉE, Frederic; GODET, Aurelie (org.). Jardins et civilisations. Valenciennes: Presses Universitaires de Valenciennes, 2018. p. 177-194.

MATTOS, Cláudia Valladão de. Da palavra à imagem: sobre o programa decorativo de Affonso Taunay para o Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, n. 6/7, p. 123-145, 2003. DOI: 10.1590/S0101-47141999000100006.

MONTEIRO, Michelli Cristine Scapol. Fundação de São Paulo de Oscar Pereira da Silva: entre a Pinacoteca e o Museu Paulista. In: PICCOLI, Valéria; PITTA, Fernanda (org.). Coleções em diálogo:Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016. p. 147-157.

MORAES, Fábio Rodrigo de. Uma coleção de história em um museu de ciências naturais: o Museu Paulista de Hermann von Ihering. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 16, n. 1, p. 203-233, 2008. DOI: 10.1590/S0101-47142008000100006.

NERY, Pedro. Arte, pátria e civilização: a formação dos acervos artísticos do Museu Paulista e da Pinacoteca do Estado (1893-1912). Dissertação (Mestrado em Museologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

NORA, Pierre (dir.) Les Lieux de mémoire: t. 1, la République. Paris: Gallimard, 1984.

PITTA, Fernanda. Pintura de costumes como pintura de história: a Partida da Monção, de José Ferraz de Almeida Júnior. In: PICCOLI, Valéria; PITTA, Fernanda (org.). Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016. p. 93-111.

POLIDORI, Eduardo. Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto: da encomenda à exibição no Museu Paulista (1898-1939). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 27, e17d2, 2019. DOI: 10.1590/1982-02672019v27e17d2.

VOVELLE, Michel. La Marseillaise: la guerre et la paix. In: NORA, Pierre (dir.). Les lieux de mémoire: t. 1, la République. Paris: Gallimard, 1984. p. 107-152.

Downloads

Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

ECM/Dossiê - Ipiranga: de arrabalde a lugar de memória

Como Citar

MARINS, Paulo César Garcez; RODRIGUES, Marly. Introdução do dossiê “Ipiranga: de arrabalde a lugar de memória”. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 32, p. 1–8, 2025. DOI: 10.11606/1982-02672024v32e33. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/227830.. Acesso em: 7 mar. 2025.