Carducho e Velázquez: uma disputa de representações sobre a expulsão dos mouriscos de Espanha ou um encontro de tradições pictóricas?
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-02672025v33e17Palavras-chave:
Felipe IV, Vicente Carducho, Diego Velázquez, Mouriscos, PinturasResumo
Este artigo busca uma aproximação da representação pictórica da expulsão dos mouriscos da Espanha, durante o reinado de Felipe IV, por meio de duas obras apresentadas em um concurso comemorativo em 1627. Tal disputa promovida pelo monarca tratou daquele considerado como o maior feito de seu pai, o rei Felipe III: a expulsão dos mouriscos da Espanha. Entre 1609 e 1614, foram expulsos em torno de 300 mil conversos (mouriscos), feito celebrado de diversas formas, tais como a produção de uma série de obras pictóricas e escritos apologéticos, entre outras. No entanto, as telas do certame comemorativas do desterro mourisco foram produzidas em ambiente diverso do contemporâneo à expulsão. É delas que trataremos aqui: a tela (rascunho) de Vicente Carducho, La expulsión de los moriscos, a única que chegou até nossos dias dentre as que participaram da referida disputa. A outra obra, a vencedora do certame, de autoria de Diego Velázquez, perdeu-se no incêndio do Alcázar de Madri, em meados do século XVIII. Abordaremos também o papel desempenhado por escritos de tratadistas que propiciaram a obtenção de vestígios descritivos da pintura perdida, considerada uma obra-prima do pintor sevilhano.
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