Utupë : o conceito yanomami de imagem em fotografias de Claudia Andujar
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-02672025v33e28Palavras-chave:
Claudia Andujar , Utupë, Imagem, Fotografia, YanomamiResumo
Com base na conceituação da noção yanomami de utupë (“imagem”) pelo etnólogo francês Bruce Albert, este artigo interroga um conjunto de treze fotografias da artista suíço-brasileira Claudia Andujar (1931- ) enquanto possíveis traduções visuais para diferentes acepções do termo. Entre imagens refletidas, “imagens-essência” – que deixam o corpo durante o sonho – e imagens ancestrais, mobilizadas pelos xamãs enquanto espíritos auxiliares (xapiripë), a produção da fotógrafa parece sugerir diferentes graus de complexidade na relação entre o referente e seu “duplo”. O processo de significação das obras surge do tensionamento entre sua observação prolongada e a mobilização de depoimentos da artista e de textos antropológicos de autoria de Davi Kopenawa, Bruce Albert e Eduardo Viveiros de Castro. As traduções visuais que Andujar parece conceber para diferentes acepções de utupë apontam para o refinamento e a relevância de sua produção fotográfica na evocação de aspectos da cosmovisão yanomami.
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